Como Ann Wilson enxerga hoje o machismo no rock durante os anos 80

Vocalista do Heart se refere a estilo de Lita Ford como “garota pornô” e diz que não se adequava aos estereótipos da época

Não é segredo que as irmãs Ann Wilson e Nancy Wilson sofreram muito com as exigências da indústria durante os anos 1980. Além de se verem forçadas a aceitar mudanças na sonoridade do Heart, elas também precisaram se adequar visualmente, forjando um sex appeal que nada tinha a ver com o que eram na década anterior.

A vocalista chegou até mesmo a desenvolver problemas psíquicos, além de ter precisado enfrentar a dependência em álcool e cocaína. Em entrevista ao Audacy Check In, transcrita pelo Blabbermouh, ela ressaltou como não se adequava aos estereótipos das mulheres roqueiras do período.

“A única imagem real das mulheres do rock que as pessoas entendiam naquela época era a imagem de garota pornô do tipo Lita Ford, muito, muito sexy. E Nancy e eu nunca fomos isso. Éramos garotas mais pé no chão, com quem você pode acampar. Então, acho que nos primeiros dias havia muitos erros de interpretação acontecendo.”

- Advertisement -

A cantora não apenas reconhece a própria dor, como também da irmã.

“Eles realmente queriam que Nancy estivesse na frente e no centro, quase sem roupa, pulando do penhasco com uma guitarra. Então ela teve que passar por muito disso.”

Ann ainda reconhece que a situação é um tabu eterno, mesmo em recortes históricos onde não era priorizado o lado sex symbol.

“Não sei se a coisa da mulher no rock era a galinha ou o ovo, porque durante muito tempo elas nem tentavam entrar na cena porque era muito difícil. Ninguém levava a sério. Ninguém dava credibilidade. Então você nem tentava. Mas assim que algumas de nós chutaram a porta para abri-la o suficiente para passar, mais e mais começaram a entrar e ver que estava tudo bem e que era possível fazer isso. Mas é uma luta, porque você sempre será mal interpretada.”

Ann Wilson e Heart atualmente

Ann Wilson lançou na última sexta-feira (29) o álbum “Another Door”, em parceria com sua banda solo, Tripsitter.

Leia também:  Glen Benton lamenta que metal hoje só tenha “wannabes com visual do Weezer”

Paralelamente, uma nova turnê do Heart já está sendo planejada para 2024, após recentes desacertos com Nancy terem sido resolvidos.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo Ann Wilson enxerga hoje o machismo no rock durante os anos...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades