A possível ciência por trás do sucesso de “Seven Nation Army”, segundo Jack White

Músico comparou o prazer de completar uma melodia na cabeça ou ser enganado por um riff à sensação de ver um filme de terror

Não muito tempo após seu lançamento no álbum “Elephant”, em 2003, “Seven Nation Army” se tornou o maior hino de eventos esportivos do planeta. E Jack White acredita ter descoberto uma explicação científica para o sucesso da canção do White Stripes.

O músico abordou o tema durante um episódio do Broken Record Podcast (via Far Out Magazine), apresentado por Rick Rubin. Em meio à conversa, compartilhou uma teoria sobre o assunto:

“Eu li um artigo uma vez sobre por que gostamos de música, sob o ponto de vista de um cientista. Era bem científico e metódico. O interessante é que a teoria nesse artigo postulava que o cérebro tenta construir padrões e compreender esses padrões e que sentimos prazer quando completamos um padrão melódico na nossa cabeça, ou adivinhamos como será.”

- Advertisement -

Munido de um violão para ilustrar seu ponto, White continuou:

“Você sabe, dá pra prever quais aquelas duas notas serão e talvez, tem um conforto nisso. Quando você não tem essas duas notas finais [ele toca duas notas diferentes no final do riff], que resolvem o padrão… talvez isso entre no porquê de filmes de horror consigam apelar às pessoas. No papel, por que você gostaria de se assustar? Porque isso não faz sentido, mas gostamos. Nós sentimos prazer com isso.”

O também fundador da Third Man Records mostrou dois momentos no riff em que a melodia prega peças no ouvinte, algo descrito por ele como vital para o charme da canção.

Leia também:  Como Joni Mitchell representa o maior arrependimento de Robby Krieger

Jack White e a origem do hit

Ainda durante a entrevista, Jack White revelou a gênese do hit.

“A coisa engraçada é que, na época, eu estava falando pra Meg: o desafio para mim agora é escrever uma canção sem refrão e fazer algo que pessoas gostem sem ter um refrão. Então, naquele momento, era esse o desafio no estúdio. Bem rápido, porque não passamos muito tempo naquela música.”

White Stripes e “Seven Nation Army”

“Seven Nation Army” ganhou o Grammy na categoria Melhor Canção de Rock no ano seguinte ao seu lançamento. Ficou no topo da parada Modern Rock da Billboard por 3 semanas. Na Europa, por conta do que se tornou, teve sucesso ainda maior. Só no Reino Unido, o single vendeu quase 2 milhões de cópias.

Leia também:  Até Tony Martin era alvo das pegadinhas de Tony Iommi; conheça uma delas

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA possível ciência por trás do sucesso de “Seven Nation Army”, segundo...
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades