Por que está mais difícil fazer sucesso na música hoje, segundo Steve Lukather

Guitarrista e líder do Toto entende que “nem um novo Sgt. Pepper’s” teria o mesmo impacto atualmente

É difícil encampar algum discurso sobre a realidade atual da indústria de forma incondicional. Afinal de contas, a percepção de sucesso e fracasso varia de acordo com objetivos que são muito pessoais e se modificam de acordo com a abordagem de cada artista. Além disso, as métricas se alteraram de tal forma que não dá para adotar os mesmos métodos do passado para fazer uma análise mercadológica.

Porém, fica claro que músicos antigos ainda se valem dos mesmos parâmetros de seus tempos no auge na hora de formular uma opinião. É o caso do guitarrista Steve Lukather. O líder do Toto falou ao Rock History Music (com transcrição do Guitar.com) sobre o que interpreta como maiores obstáculos para aspirantes à fama e glória.

“É muito difícil para os mais jovens serem revelados, como tivemos a sorte de fazer quando éramos jovens. Você poderia ter um single e toda a sua carreira florescer a partir disso. O álbum vende, você consegue músicas suficientes para sair e tocar por pelo menos uma hora e construir sua carreira. Agora, se você não tiver um hit e um milhão de seguidores no Instagram, você poderia compor o novo ‘Sgt. Pepper’s’ que ninguém iria aceitar.”

- Advertisement -

Obviamente, Lukather está afirmando isso do ponto de vista de alguém que efetivamente fez sucesso em sua época, desconsiderando o gigante número de contemporâneos que não conseguiu o mesmo resultado – como é normal em qualquer período da história, que fique registrado. Ele prossegue:

“Isso é o inverso do que deveria ser. É como: ‘espere um segundo, para que você precisa de uma gravadora se consegue fazer com que tantas pessoas ouçam seu material?’. Não faz sentido. Então, é um mundo diferente.”

Mesmo assim, o instrumentista garante ser um adepto das novas realidades. E cita o principal serviço de streaming de uma forma que não parece a de alguém realmente preocupado com mais ninguém além de si.

“Eu gosto do Spotify. As pessoas o odeiam porque fizeram um acordo ruim com eles. Funcionou a nosso favor, em termos de negócios. Temos um contrato que ficoubom para todos que já estiveram na banda.”

Steve Lukather e Toto

Recentemente, Steve Lukather lançou um novo álbum solo. “Bridges” conta com participações de atuais e antigos colegas de banda. Paralelamente, o Toto segue na estrada como uma atração saudosista, tendo apenas seu comandante e o vocalista Joseph Williams como membros oficiais. O guitarrista ainda faz parte da All-Starr Band, de Ringo Starr.

Leia também:  Como os Beatles influenciaram o Green Day em “American Idiot”, segundo Billie Joe

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que está mais difícil fazer sucesso na música hoje, segundo Steve...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades