Como o Metallica criou o thrash metal, segundo James Hetfield

Banda resolveu ser mais rápida e agressiva como forma de prender a atenção do público, que os ignorava até então

Apesar de o Exodus ter sido a primeira banda criada entre as integrantes da cena thrash, o grupo que revelou Kirk Hammett não se aventurava pelo estilo desde o começo. Os primeiros lançamentos oficiais do subgênero aconteceram em 1983, com o Metallica oferecendo “Kill ‘Em All” e o Slayer contribuindo com “Show No Mercy”. “Bonded by Blood” sairia apenas dois anos mais tarde.

Em 1992, James Hetfield concedeu entrevista à revista Guitar World (via Far Out Magazine) junto de Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath. Naquele ano, os dois tocaram com o Queen no show em tributo a Freddie Mercury, realizado no Estádio de Wembley, em Londres.

- Advertisement -

Quando questionado sobre a invenção do thrash, o frontman declarou:

“Como Tony, também tocamos covers quando começamos. Fomos muito influenciados pela New Wave of British Heavy Metal, que incluía bandas como Venom e Diamond Head – coisas underground. Aprendemos um monte de suas canções de um lote de singles obscuros que Lars (Ulrich, baterista) havia coletado. A maioria das pessoas pensava que estávamos tocando originais, porque nunca tinham ouvido nada disso antes – o que foi bom para nós! Ficamos com todo o crédito. Você sabe: ‘Ei, vocês escrevem boas músicas’, ‘Sim, eu sei’ (risos).”

O acréscimo de agressividade e velocidade foi uma consequência natural. E o motivo é bem mais simplório do que muitos podem imaginar.

“Passamos a tocar cada vez mais rápido simplesmente porque o público não prestava atenção. Isso nos deixava furiosos. As pessoas só iam aos shows para beber e encontrar os amigos. Decidimos tocar cada vez mais alto e forçá-los a nos notar. Além disso, Lars costumava ficar muito nervoso e acelerava o tempo. A única saída era o acompanhar.”

James Hetfield evita se colocar como criador

Em declaração mais recente, concedida ao programa “The Project”, do canal televisivo australiano Network 10, James não quis se colocar no papel de criador.

“Eu adoraria levar o crédito por isso, mas as coisas simplesmente aconteceram. Estávamos tocando a música que queríamos ouvir, apenas isso. As pessoas não entendem como as coisas são importantes no momento em que estão fazendo. Isso só acontece mais tarde, o que é ótimo. Afinal, se soubéssemos que era tão importante, provavelmente teríamos estragado tudo.”

Metallica e “72 Seasons”

Atualmente, o Metallica excursiona pela Europa promovendo o álbum “72 Seasons”. O trabalho é o 12º de inéditas da carreira do grupo. A banda deve voltar ao Brasil entre outubro e novembro do ano que vem, de acordo com rumores recentes da imprensa especializada.

Leia também:  “Descobridor” do Guns N’ Roses revela sua curiosa 1ª reação a Axl Rose

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo o Metallica criou o thrash metal, segundo James Hetfield
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades