Strato: Timo Tolkki reúne músicos originais do Stratovarius em nova banda

Projeto deve lançar seu primeiro álbum ainda este ano; envolvidos gravaram os primeiros discos do grupo finlandês

O guitarrista finlandês Timo Tolkki anunciou a criação de uma nova banda reunindo músicos que participaram das gravações dos primeiros discos do Stratovarius. O Timo Tolkki’s Strato conta com o baterista Tuomo Lassila e o tecladista Antti Ikonen. O trio já havia tocado junto nas gravações de “Fright Night” (1989), “Twilight Time” (1992), “Dreamspace” (1994) e “Fourth Dimension” (1995).

Assim como nos três primeiros trabalhos citados, Tolkki também será responsável pelos vocais no primeiro trabalho de inéditas do projeto. O lançamento está previsto para o próximo mês de outubro. O líder irá visitar o Japão no período para promover o play, com os primeiros shows acontecendo no mesmo país já em 2024.

- Advertisement -

A ideia de reunir o trio já era antiga, retomando ao período do rompimento da formação clássica do Stratovarius. Porém, só foi materializada de vez ano passado, com os primeiros ensaios ocorrendo na garagem da casa de Tuomo.

Leia também:  Gene Simmons faz 1º show solo desde fim do Kiss; veja setlist e vídeos

Sobre a sonoridade, o manager de Timo, Eric Cerda, declarou em material promocional:

“Soa como a era clássica do ‘Dreamspace’, mas atualizado para os anos 2020. Os fãs de power metal melódico – um gênero que esses caras praticamente definiram – vão adorar as novas canções, com os fãs do Stratovarius iniciais ficando especialmente satisfeitos.”

O anúncio oficial em vídeo pode ser conferido abaixo.

Sobre Timo Tolkki

Nascido em Klaukkala, Finlândia, Timo Tapio Tolkki começou a tocar guitarra com 7 anos. Aos 12 passou pelo evento que marcou a vida em todos os aspectos, se refletindo em sua obra artística: o suicídio do pai.

Entrou no Stratovarius em 1985, assumindo a linha de frente criativa. Transformou o grupo em um fenômeno da cena power metal mundial, emplacando discos em várias paradas de sucesso. Saiu em 2008, após uma série de brigas e polêmicas públicas.

Leia também:  Gene Simmons opina por que Trump acabará voltando à presidência dos EUA

Além de álbuns solo, lançou discos com os projetos Revolution Renaissance, Symfonia, Avalon e Chaos Magic. Também participou de álbuns do Avantasia, Allen/Lande, Edguy, Thunderstone, Infinity e Ring Of Fire.

Diagnosticado com transtorno bipolar em 2004, após um colapso nervoso, Tolkki passa por períodos fora do meio musical, já tendo interrompido vários projetos devido à instabilidade emocional que enfrenta.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasStrato: Timo Tolkki reúne músicos originais do Stratovarius em nova banda
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades