Como Alice Cooper foi parar em “The Garden”, do Guns N’ Roses

Música faz parte do álbum “Use Your Illusion I”, de 1991, e chegou a ganhar um videoclipe

Composta por Axl Rose, West Arkeen (que gravou o violão) e Del James, “The Garden” é uma daquelas músicas do Guns N’ Roses que não figura entre seus maiores clássicos, mas também não pode ser considerada tão obscura assim. Presente no álbum “Use Your Illusion I” (1991), ela não chegou a ser lançada como single, embora tenha ganhado um videoclipe.

O grande atrativo fica por conta da participação de Alice Cooper. Foi a segunda colaboração entre a banda e o astro do shock rock. Anteriormente, em 1988, eles haviam registrado uma versão para “Under My Wheels”, presente na trilha do documentário “The Decline of Western Civilization Part II: The Metal Years”.

- Advertisement -

Em depoimento à revista Classic Rock, Alice contou como se deu a parceria:

“Axl me ligou às duas da manhã perguntando: ‘você pode vir ao estúdio?’. Respondi que sim, mas que não poderia passar três dias envolvido. Lembro claramente da cena quando cheguei. Axl estava lá, talvez Slash ou Duff, tudo estava pronto para começar. A letra estava pronta. Ouvi a música três vezes e disse: ‘Sem problemas’. Axl não precisava descrever o que era ‘The Garden’. Sendo um letrista, eu vi para onde eles estavam indo com isso. Eu tenho as imagens. Para mim, ‘o jardim’ era onde você vai pegar as drogas que deseja.”

Àquela altura, Cooper reconhece que a banda já estava dando os primeiros sinais do desgaste que levaria ao rompimento posterior. No entanto, conseguiam se manter focados no que interessava para o momento.

“Para dar crédito ao Guns N’ Roses, por mais disfuncionais que fossem em alguns pontos, eles realmente tinham ideias inteligentes. Como qualquer banda de hard rock, eles eram baseados no blues. ‘The Garden’ começa como uma abordagem mais moderna disso, com a psicodelia aparecendo nas letras. Mas ainda era um som muito ‘street’.”

Alice Cooper feliz, mas evasivo

Quanto ao motivo para o convite, mesmo tendo a música já finalizada, o alter ego de Vincent Furnier tomou a decisão como um elogio.

“Slash disse que Axl estava tentando cantar como eu. Então, decidiram fazer a coisa real. Há uma certa dose de cinismo e humor negro no que faço. Eu acho que é por isso que eles me queriam na música – queriam alguém um pouco mais sinistro. Eles apenas disseram: ‘Faça do jeito que você faria.’”

Leia também:  O único rockstar com o qual Noel Gallagher diz se identificar

Já sóbrio há alguns anos, Alice decidiu não ficar muito tempo no estúdio para evitar qualquer armadilha.

“Axl pode ter me dado algumas dicas, mas acertamos rapidamente – em duas ou três tomadas – e fiquei surpreso quando ele disse: ‘Sim, isso parece ótimo.’ Não fiquei mais por lá. Eu só falei: ‘Gente, sei que vocês vão ficar três dias acordados, então vou para casa’. Poderíamos rir disso, porque eles entenderam que eu já havia passado por aquilo antes.”

O resultado final

Quanto ao resultado final, após tantos anos, o cantor concluiu que a música sobreviver ao teste do tempo, assim como o disco.

“Eu cantei muitas músicas diferentes com muitas pessoas diferentes, mas é sempre bom estar em um clássico. ‘Use Your Illusion’ não é apenas mais um. É um álbum que vai ficar para sempre na história.”

A ideia original de “The Garden” data de antes mesmo do álbum de estreia da banda, “Appetite for Destruction” (1987). Além de Alice e West Arkeen, o registro também contou com Shannon Hoon, falecido cantor do Blind Melon, registrando backing vocals.

As melhores do Guns N’ Roses

A nova edição da Classic Rock traz um ranking com as 50 melhores canções do Guns N’ Roses. A lista foi elaborada por leitores, staff da revista e uma série de músicos especialmente convidados. O Top 10 é formado por:

  1. Welcome to the Jungle
  2. Sweet Child O’ Mine
  3. Estranged
  4. November Rain
  5. Rocket Queen
  6. Paradise City
  7. Civil War
  8. You Could Be Mine
  9. Patience
  10. It’s So Easy

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo Alice Cooper foi parar em “The Garden”, do Guns N’ Roses
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades