Guitarrista do Abba, Lasse Wellander morre aos 70 anos

Músico colaborava com o grupo sueco desde 1974; ele lutava contra um câncer, descoberto recentemente

Morreu na última sexta-feira (7), aos 70 anos, o músico Lasse Wellander. Ele, que lutava contra um câncer em estágio avançado, foi guitarrista do Abba durante quase toda a existência do grupo — iniciou o trabalho em 1974 e permaneceu envolvido até mesmo no álbum mais recente, “Voyage” (2021).

A família do músico confirmou a notícia pelas redes sociais. Em nota (via American Songwriter), foi dito que o artista descobriu a doença há pouco tempo e que estava cercado de pessoas próximas em seus dias finais. 

“É com uma tristeza indescritível que anunciamos o falecimento do nosso amado Lasse. Ele recentemente descobriu um câncer que se espalhou para o corpo e na manhã da sexta-feira santa morreu, cercado por seus familiares queridos.

Você era um músico incrível e humilde como poucos são, mas acima de tudo, você era um marido, pai, irmão, tio e avô maravilhosos. Gentil, protetor, carinhoso e amoroso e muito mais que não pode ser descrito em palavras. O centro das nossas vidas, é inacreditável que agora tenhamos que viver sem você.”

- Advertisement -

O perfil do Abba também prestou a sua homenagem. Por meio de um comunicado em nome dos integrantes Agnetha Fältskog, Anni-Frid Lyngstad, Björn Ulvaeu e Benny Andersson, a banda agradeceu a Wellander pela longa parceria e por suas contribuições.

“Lasse era um amigo querido, um cara divertido e um excelente guitarrista. A importância de sua contribuição criativa nas gravações e de seu sólido trabalho na guitarra no palco foi imensa. Lamentamos sua morte trágica e prematura e lembraremos as palavras gentis, o senso de humor, o rosto sorridente e o brilho musical do cara que desempenhou um papel integral na história do Abba. Ele fará muita falta e nunca será esquecido.”

https://www.instagram.com/p/Cq2l-cTIPmu/

Sobre Lasse Wellander

Lasse Wellander começou sua carreira artística nos anos 1960, em bandas locais. Ele tocou nos grupos Blues Quality e Nature, até conhecer Björn Ulvaeus e Benny Andersson e, então, colaborar com o Abba.

Leia também:  Ace Frehley faz 73 anos; veja outros fatos da música em 27 de abril

Como destaca o site oficial, a primeira gravação do músico com o grupo aconteceu em 1974, nas faixas “Intermezzo No.1” e “Crazy World”. A partir daí, ele virou o guitarrista principal dos discos de estúdio até “Voyage” – trabalho de inéditas mais recente, lançado em 2021. 

O artista também excursionou com o Abba em 1975, 1977, 1979 e 1980 e trabalhou posteriormente com Björn e Benny em álbuns do duo Gemini. Wellander ainda integrou a trilha sonora dos filmes “Mamma Mia!” (2008) e “Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo!” (2018) e disponibilizou sete álbuns solo. 

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

Leia também:  Gene Simmons opina por que Trump acabará voltando à presidência dos EUA
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasGuitarrista do Abba, Lasse Wellander morre aos 70 anos
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades