Por que Joe Bonamassa era o guitarrista favorito de Leslie West

Saudoso músico se orgulhava de ter dado conselhos que foram aceitos pelo colega de instrumento

Apesar de ter testemunhado e tocado com alguns dos maiores nomes da história da guitarra, Leslie West não pensava em seus contemporâneos na hora de citar o seu favorito no instrumento.

Durante entrevista resgatada pela revista Classic Rock, o eterno líder do Mountain citou um nome que à época era uma revelação. Hoje, se trata de um dos grandes nomes, consagrado como alguém que carrega a tradição dos grandes heróis das seis cordas.

“Toquei com Joe Bonamassa quando ele tinha 25 anos, mais ou menos. Participei em uma música de Warren Haynes chamada ‘If Heartaches Were Nickels’. Ela está em seu primeiro álbum solo, ‘A New Day Yesterday’, de 2000. Tom Dowd, que trabalhou com o Cream, estava produzindo. Ele convidou Gregg Allman e eu. Cantei um verso, Joe outro e Gregg o refrão.”

- Advertisement -

A rápida impressão se tornou definitiva após apenas alguns takes. Mas também gerou uma recomendação.

“Joe era um músico incrível e disse isso, mas também dei alguns conselhos. Ele tocou tantas notas que daria para dividir por dois. Parecia um cara do blues de 45 anos quando tinha pouco mais de 20. Joe mencionou isso mais tarde em uma entrevista, então acho que compreendeu.”

O mérito de Joe Bonamassa

Nascido em New Hartford, estado americano de Nova York, Joseph Leonard Bonamassa começou a se destacar aos 12 anos. À época, abriu uma turnê de 20 shows de B.B. King. Leslie entende que isso o ajudou de forma decisiva.

“Disseram-me que o chamavam de Superjoe à época. Ele passou muitos anos tocando em clube após clube e desenvolveu um som único. Toca muito mais rápido do que eu, mas seu estilo é baseado na melodia. Eu não sou um shredder e nem Joe, mas ele pode fazer isso se quiser.”

Joe Bonamassa (foto: Eleanor Jane)

Sobre Leslie West

Nascido em Nova York, Leslie West começou a carreira com o The Vagrants, que conseguiu alguns hit singles na cena local. Algumas gravações do grupo foram produzidas por Felix Pappalardi, que também trabalhava com o Cream.

Leia também:  O único momento de prazer dos Beatles na era “Let It Be”, segundo Ringo Starr

Leslie e Felix uniram forças e formaram o Mountain, nome que também foi dado ao primeiro disco solo do guitarrista. A banda se tornou referência dos primórdios do Hard Rock. Entre várias idas e vindas, retomou atividades este ano, com Stu Hamm no baixo e vocais.

Quando Pappalardi deixou o grupo para se concentrar nas produções, West e Corky Laing se juntaram a Jack Bruce no West, Bruce And Laing. Dois discos foram lançados durante o período de existência do trio.

Morreu dia 23 de dezembro de 2011, aos 75 anos. Uma década antes, havia precisado amputar a perna direita abaixo do joelho, devido a complicações do diabetes.

Leia também:  Vocalista do Jet fez teste para o AC/DC na década passada; saiba como foi

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Joe Bonamassa era o guitarrista favorito de Leslie West
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades