Termo “heavy metal” tem origem sarcástica, lembra Geezer Butler

Baixista e outros integrantes do Black Sabbath nunca mostraram simpatia com a expressão, muito associada à banda até os dias atuais

Apesar de o Black Sabbath ter sido a primeira banda tipicamente heavy metal, de acordo com a mídia e fãs, os próprios músicos da formação original nunca se sentiram dessa forma. Na verdade, Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward não ficam nada confortáveis quando associados ao gênero.

Um exemplo pode ser visto no vídeo abaixo, um trecho especial do “All Hail Black Sabbath”, feito pela MTV em 1998. Na ocasião, Ozzy deixa claro – apoiado por Geezer – que prefere ser reconhecido como hard rock em vez de heavy metal.

- Advertisement -

Em entrevista ao Eddie Trunk Podcast (transcrita pelo Metal Injection), Butler relembra como tomou conhecimento da expressão que mudou a cara da música, os detratores queiram ou não.

“Estávamos em turnê na América, acho que foi a segunda turnê nos Estados Unidos. Eu li essa resenha e o cara dizia: ‘isso não é música. Parece um monte de heavy metal sendo esmagado.’ De alguma forma, isso chegou à Inglaterra e passou a ser usado de forma sarcástica contra nós. Por algum motivo, ficamos presos a isso.”

Heavy metal e Steppenwolf

De acordo com a história em sua forma mais popular, o termo foi retirado de “Born To Be Wild”, clássico do Steppenwolf que continha a expressão “heavy metal thunder” em sua letra. O termo seria uma alusão ao barulho da motocicleta quando acelerada em ponto morto.

Leia também:  Ozzy ou Dio, com quem Rudy Sarzo preferiu trabalhar? Baixista responde

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesTermo “heavy metal” tem origem sarcástica, lembra Geezer Butler
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. Lembro de David Coverdale achar ruin sua banda (whitesnake) ser associado ao Heavy Metal!!!! Li um tempo atrás em alguma revista antiga a Doro sendo associada ao estilo, ela disse: ¨Opa, tudo bem…sou Heavy metal!!!!¨, depois daí é que vc via sempre ela fazendo o sinal do chifre na mão!!!! Tem pessoas e bandas que aceitam e outras não, no Iron Maiden mesmo…apenas Bruce Dickinson e Steve Harris aceitam estarem no estilo Heavy Metal, valeu!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades