Lançada como terceiro single do álbum “Bella Donna”, a música “Edge of Seventeen” é um dos grandes sucessos da carreira solo de Stevie Nicks. A letra expressa os sentimentos da cantora em relação à morte de seu tio Jonathan e o assassinato de John Lennon, ambos ocorridos na mesma semana de dezembro de 1980.
A progressão melódica da composição tem uma inspiração declarada: “Bring on the Night”, faixa do disco “Regatta de Blanc”, lançado pelo The Police em 1979. A vocalista do Fleetwood Mac sequer fez questão de disfarçar, como garantiu o guitarrista Waddy Watchel em entrevista de 1999 à revista Musician – resgatada pelo Ultimate Classic Rock.
“Eu nunca tinha escutado ‘Bring On the Night’. Durante a sessão de gravação, me disseram que fariam a música com base nela. Já havia ouvido falar sobre o The Police, mas não sabia do que eles estavam falando.”
De acordo com o músico, ele só foi ter real noção tempos mais tarde.
“Um dia estava ouvindo rádio e começou a tocar a música. Na hora achei que era ‘Edge of Seventeen’. Até que entrou a voz de Sting. Foi quando me dei conta que tínhamos simplesmente roubado a melodia. Telefonei para Stevie naquela noite e falei: ‘olha, nunca mais faça algo do tipo novamente’.”
Nicks ouviu o conselho. Em seu trabalho solo seguinte, “The Wild Heart” (1983), buscou inspiração em “Little Red Corvette” de Prince, para criar “Stand Back”. Porém, ligou para o astro pop e até mesmo o envolveu no registro.
Stevie Nicks e “Edge of Seventeen”
“Edge of Seventeen” chegou ao 11º lugar nos charts de singles dos Estados Unidos e Canadá. No Reino Unido, faturou disco de platina pelas mais de 600 mil cópias vendidas.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Parece e muito a melodia em si!!!!! Valeu!!!!
Parece mesmo…Mas a música de Steve Nicks é mais legal e contagiante!!!! valeu!!!!