Ritchie Blackmore revela o guitarrista que costumava copiar

Músico era adepto da máxima de Chacrinha, que dizia “nada se cria, tudo se copia”

O guitarrista Ritchie Blackmore nunca fez muita questão de esconder suas inspirações e influências. Ao contrário, quando o interessava, ele admite que copiava mesmo, na cara dura.

Em entrevista ao The Guardian, em 2015, o músico falou sobre o tema.

“Todo mundo copia. É saudável. O segredo é conseguir disfarçar. No meu caso, roubei um monte de coisas de Jimi Hendrix. A música ‘Rainbow Eyes’, por exemplo, é totalmente adaptada das características dele, cheia de inflexões de quartas. Várias notas simples ele tocava uma quarta acima, o que dava um efeito especial. Em ‘Axis: Bold As Love’ tudo que ele faz é em quartas”

- Advertisement -

Sobre Ritchie Blackmore

Nascido em Somerset, Inglaterra, Richard Hugh Blackmore começou sua carreira de músico profissional participando de sessões com o produtor Joe Meek, além de tocar ao vivo com o The Outlaws e Screaming Lord Sutch. Gravou com nomes como Glenda Collins, Heinz e Neil Christian.

Leia também:  O cover dançante de “Comfortably Numb”, do Pink Floyd, que David Gilmour gosta

Convidado pelo baterista Chris Curtis, se juntou ao Deep Purple em 1968. Acabou se tornando um dos grandes responsáveis pelo sucesso do grupo, criando momentos memoráveis da história do rock em seus riffs e solos. Saiu em 1975, retornando em 1984 e ficando até 1993.

Ainda na metade dos anos 1970, formou o Rainbow. A proposta inicial era fundir o hard rock com influências clássicas, adotando uma pegada mais comercial com o passar dos anos. Entre idas e vindas, o grupo retornou anos atrás e segue fazendo shows esporádicos.

Desde 1997, comanda o Blackmore’s Night ao lado da esposa, Candice Night. O projeto condensa música renascentista e folk rock.

Genial e genioso, coleciona desavenças e sopapos com colegas de banda, incluindo os vocalistas Ian Gillan e David Coverdale. Recluso, não costuma comparecer a eventos, como a cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame 2016, quando foi introduzido com o Deep Purple.

Leia também:  A música do Metallica que Lars gostaria de ouvir o Deep Purple tocar

*Foto: Steve Knight / CC BY 2.0

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesRitchie Blackmore revela o guitarrista que costumava copiar
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades