O conselho municipal de Frankfurt anunciou, na última sexta-feira (24), que um show de Roger Waters na cidade, anteriormente marcado para acontecer no Festhalle em 28 de maio, está cancelado. A decisão foi baseada no histórico de posições vistas pela entidade como antissemitas. O país, vale lembrar, tem leis que tipificam antissemitismo como crime.
Em uma declaração oficial, o conselho municipal categorizou a posição anti-Israel do cantor como prova de seu status de “um dos antissemitas mais famosos do mundo”. A entidade apontou os esforços do ex-integrante do Pink Floyd em promover um boicote cultural ao país, devido a uma política aplicada agressivamente pelo governo israelense com relação a cidadãos palestinos que muitas outras autoridades compararam ao apartheid na África do Sul.
Waters também apresentou comportamentos durante seus shows que foram considerados “preocupantes”, conforme apontado pela declaração do conselho municipal de Frankfurt. Durante a The Wall Tour, que teve mais de 200 shows entre 2010 e 2013, fazia parte da produção um porco voador estampado com a estrela de Davi junto de várias logomarcas corporativas.
O local escolhido para o show de Waters ainda tem uma conotação histórica pesada com relação ao antissemitismo. Em novembro de 1938, o Festhalle foi usado para deter 3 mil judeus da região antes de enviá-los aos campos de concentração.
O conselho municipal invocou seu direito de cancelar essa apresentação, uma vez que a cidade é dona de 60% do Festhalle, com os outros 40% pertencendo ao estado de Hesse. Em nota, o Conselho Central de Judeus Alemães declarou:
“A decisão da cidade de Frankfurt e o estado de Hesse mostram que o antissemitismo na arte e na cultura não precisa ser tolerado.”
No total, Roger Waters havia anunciado cinco datas na Alemanha. Além de Frankfurt, protestos estão em curso contra as apresentações em Berlim, Munique e Colônia – no caso desta última, integrantes do conselho municipal entraram com um pedido no último dia 22 para cancelar o show na cidade.
Shows cancelados na Polônia
Em outras circunstâncias, Roger Waters também teve shows cancelados na Polônia. O músico se apresentaria em Cracóvia, nos dias 21 e 22 de abril.
A nota oficial divulgada na época se limita a anunciar a decisão, sem mais explicações. Porém, informações obtidas nos bastidores dão conta de que recentes posicionamentos do músico sobre o atual conflito na Ucrânia teriam influenciado.
Pouco tempo antes do cancelamento, Waters publicou uma carta aberta direcionada a Olena Zelenska, primeira-dama ucraniana. Nela, pede que o país esteja disposto a negociar o fim do conflito com a Rússia, além de criticar as nações que fornecem suporte de armamento. O texto gerou uma série de críticas ao ex-líder do Pink Floyd.
Em postagem nas redes sociais, Waters se manifestou negando ter sido o responsável pelo cancelamento dos shows, contrariando o que fontes locais teriam alegado.
Roger Waters e “This is Not a Drill”
A parte europeia da atual turnê de Roger Waters, “This is Not a Drill”, terá início dia 17 de março de 2023 em Lisboa, Portugal, se estendendo até junho.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.