O tributo oficial ao Pantera confirmou duas datas na Alemanha. Os shows acontecem dia 2 de junho em Stuttgart e na noite seguinte em Dresden. Eles substituem as datas nos festivais Rock Am Ring e Rock Im Park, canceladas após pressão popular devido a posturas do vocalista Phil Anselmo que sugerem simpatia pelo nazismo.
Em 2016, durante o Dimebash, evento que celebrava a obra do guitarrista Dimebag Darrel, Anselmo fez uma sieg heil – a saudação usada pelos nazistas – e gritou “White power” (“Poder branco”) em pleno palco. Boa parte da cena lhe virou as costas após o incidente.
Não foi a única vez. Há registros de Anselmo fazendo o mesmo em um show na Coreia do Sul em 2001, além de uma série de discursos pregando supremacia branca em diferentes momentos da carreira.
Além de Anselmo e do baixista Rex Brown, membros do grupo celebrado, a formação conta com o guitarrista Zakk Wylde (Ozzy Osbourne, Black Label Society) e o baterista Charlie Benante (Anthrax). A estreia aconteceu no final do ano passado, com uma passagem pela América Latina. O Brasil pôde conferir dois concertos, ambos realizados em São Paulo: um com o Judas Priest e outro como parte do festival Knotfest.
Sobre o Pantera
Fundado em 1981 na cidade de Arlington, Texas, o Pantera teve um começo de carreira focado no hard rock/heavy metal que fazia sucesso à época. Com o tempo, a banda foi modificando seu estilo e se reformulou em definitivo a partir de seu quinto álbum, “Cowboys from Hell” – que os próprios passaram a tratar como disco de (re)estreia, apagando o passado.
O grupo se tornou um dos mais bem-sucedidos dos anos 1990, vendendo cerca de 20 milhões de discos em todo o planeta. Divergências dos irmãos com Anselmo determinaram um afastamento inicial que acabou levando ao encerramento das atividades na virada do século. Os músicos nunca se reuniram e passaram os anos seguintes se atacando publicamente.
Em 8 de dezembro de 2004, Dimebag foi assassinado durante um show do Damageplan – seu conjunto pós-Pantera – em Columbus, Ohio. Seu irmão, o baterista Vinnie Paul, morreu em 22 de junho de 2018, vitimado por um ataque cardíaco.
Veja também:
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.