Mike Portnoy esclarece tweet sobre bateria repetitiva de “November Rain”

Músico havia questionado o porquê de Matt Sorum tocar a mesma virada a cada 4 tempos na música

Em 2012, Mike Portnoy resolveu colocar um comentário no Twitter sobre uma música do Guns N’ Roses. Aparentemente, o baterista apenas estava fazendo uma observação sem objetivo de causar algum conflito. Mas redes sociais não foram feitas para isso e logo a coisa atingiu proporções enormes e bélicas.

Disse o músico à época:

“‘November Rain’ é um clássico atemporal… mas porque diabos Matt Sorum toca exatamente a mesma virada a cada quatro tempos (23 vezes para ser exato)?”

- Advertisement -

Sorum resolveu responder o colega de instrumento.

“Aquela virada foi ideia de Axl, uma frase musical que aparece em toda a trilogia que ainda conta com ‘Don’t Cry’ e ‘Estranged’. Aqueles álbuns venderam juntos 20 milhões de cópias.”

A seguir, Matt ainda arrematou:

“Lembrem-se, garotos, tocar bateria não se trata apenas de viradas estilosas e bater com força nos pratos, pergunte a Charlie Watts, Ringo e Phil Rudd.”

Portnoy tentou desfazer qualquer impressão equivocada.

“Concordo 1000%!! Ringo é um dos meus maiores heróis!! Sem desrespeito, mano… Só fazendo uma observação dessa música. Paz! : )”

Leia também:  O melhor álbum de todos os tempos, segundo Joe Perry

Durante recente aparição no podcast “Appetite for Distortion” (transcrita pelo Blabbermouth), o multibandas resgatou o assunto.

“Foi um mal-entendido, uma daquelas guerras no Twitter que continuam explodindo do nada. ‘November Rain’ começou a tocar em algum lugar, eu ouvi e me dei conta: ‘Oh meu Deus. Está literalmente acontecendo a cada quatro compassos ou a cada oito compassos’. Contei e foi algo como 37 vezes a mesma virada.”

Porém, Mike reforça que foi apenas uma observação.

“Não tenho nada além de respeito pelo Guns N’ Roses. Matt é um grande baterista e fez coisas incríveis dentro e fora da banda. Nunca procuro insultar outro baterista. Eu meio que postei aleatoriamente esse pensamento. Lamento ter feito isso porque provavelmente soou como um insulto e eu não queria que fosse. Mas ele respondeu algo como: ‘Oh, pelo menos eu não preciso de um kit de bateria de cem peças para tocar’. E então eu pensei: ‘Bem, ei, você está falando com o maior fã de Ringo e dos Beatles de todos os tempos. Não puxe esse cartão comigo’. Acabamos trocando e-mails em particular, me desculpei e disse: ‘Olha, eu realmente não quis desrespeitar’. Então eu me arrependo desse tuíte e aprendi a ser um pouco mais cuidadoso com as observações que faço online.”

Leia também:  Doug Ingle, fundador e líder do Iron Butterfly, morre aos 78 anos

Guns N’ Roses e “November Rain”

Escrita por Axl Rose, “November Rain” tem 8 minutos e 57 segundos de duração, sendo a terceira composição mais longa da história do Guns N’ Roses, atrás de “Coma” (10min14s) e “Estranged” (9min24s). Chegou ao 3º lugar na Billboard Hot 100, principal parada de singles norte-americana.

Recentemente, foi retrabalhada junto a uma orquestra de 50 integrantes e integrou o relançamento dos álbuns “Use Your Illusion I & II”, que aconteceu no dia 11 de novembro do ano passado.

O arranjo e a condução foram do maestro e compositor de trilhas televisivas Christopher Lennertz. Steven Wilson, líder do Porcupine Tree e consolidado produtor musical de reedições de catálogo, ficou a cargo da remixagem.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesMike Portnoy esclarece tweet sobre bateria repetitiva de “November Rain”
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades