A estranha última entrevista televisionada de John Bonham

Seis meses antes de morrer, baterista do Led Zeppelin participou de um programa musical e foi monossilábico em suas respostas

Em março de 1980, John Bonham não imaginava o que o destino lhe reservava meio ano adiante. Foi quando o baterista do Led Zeppelin fez sua última aparição televisiva, participando do programa “Alright Now”, da Tyne Tees TV – emissora do nordeste britânico pertencente à ITV, maior conglomerado midiático privado do Reino Unido.

O segundo episódio da segunda temporada – que acabaria sendo a última – foi apresentado pelo comediante escocês Billy Connolly. O guitarrista Rory Gallagher abria e fechava o show.

- Advertisement -

Como observa a Classic Rock, um registro ao vivo do grupo punk local Angelic Upstarts foi exibido, assim como dois números em estúdio do Dr. Feelgood. Foi nesse contexto que Bonham apareceu para ser entrevistado.

Connolly chegou a exaltar:

“Conseguimos um feito absoluto no programa de hoje. Por que vamos fazer, provavelmente, a única entrevista com John Bonham até hoje.”

A declaração soa mórbida pensando no que aconteceria adiante, mas o desenrolar do papo foi explicativo. John respondia às perguntas de forma monossilábica, claramente desconfortável com o momento de protagonismo. O registro pode ser conferido no vídeo abaixo.

Anos mais tarde, na biografia “Billy”, escrita por sua esposa Pamela Stephenson, Connolly forneceu maiores detalhes sobre o momento. Bonham teria aparecido sem condições, como costumava estar a maior parte do tempo. Sendo assim, a solução foi improvisar

Leia também:  A melhor parceria que o Sepultura fez até hoje, segundo Andreas Kisser

“Eu disse a ele: ‘olhe, por que não faço perguntas realmente longas e confusas e você pode simplesmente dar de ombros como se não soubesse a resposta ou apenas dizer sim? Dessa forma, ainda fazemos a entrevista, mas você não precisa realmente fazê-la.’ Ele perguntou: ‘Você faria isso?’ e eu disse, ‘Claro, vai parecer que você está se lixando impiedosamente.’ Então fizemos. E foi engraçado.”

Amizade de longa data

Importante ressaltar que os dois eram amigos há anos. Eles se conheceram no hotel Hyatt House, em Los Angeles, no início dos anos 1970. Connolly chegou a pegar uma carona no lendário jato particular do Led Zeppelin.

O relacionamento continuou ao longo da década, com o comediante sendo convidado para a estreia em Londres do filme “The Song Remains The Same”, em 1976. Ele também apresentou Bonham no palco do Hammersmith Odeon três anos depois, durante o show de caridade Concert for Kampuchea, organizado por Paul McCartney.

A morte de John Bonham

John Bonham morreu asfixiado no dia 25 de setembro de 1980, devido a uma intoxicação alcoólica aguda. Seu falecimento fez com que o Led Zeppelin encerrasse atividades de forma definitiva – exceto por aparições em eventos especiais e esporádicos.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA estranha última entrevista televisionada de John Bonham
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades