Por que o grunge engoliu o hard rock dos anos 80, segundo Rachel Bolan

“Quando um gênero musical se torna apenas um ponto de venda, isso é meio que o começo do fim”, refletiu o baixista do Skid Row em entrevista

Muitos adeptos do hard rock e heavy metal dos anos 1980 nutrem verdadeiro ódio pelo grunge por ter desbancado seus artistas preferidos das paradas na virada de década. O movimento foi natural, assim como os próprios já haviam substituído outros na posição e o próprio movimento de Seattle cedeu espaço para tendências posteriores. Meras movimentações de mercado.

Em entrevista ao Sonic Perspectives (transcrita pelo Blabbermouth), Rachel Bolan fez uma breve análise sobre o comportamento da indústria. O baixista do Skid Row atribui à repetição da fórmula o motivo da inevitável decadência.

“Quando um gênero musical se torna apenas um ponto de venda, isso é meio que o começo do fim. As gravadoras contratam um milhão de bandas que soam como a que está no topo naquele momento. Isso dilui tudo. Era isso que estava acontecendo quando o grunge surgiu e se tornou a próxima grande coisa.”

- Advertisement -

O grunge sob a ótica de Rachel Bolan

O próprio grunge teve que lidar com o modelo de negócio, na visão de Rachel Bolan.

“A seguir, aconteceu o mesmo com eles. Todas as bandas que se pareciam com o Nirvana foram contratadas, mesmo que nem de longe fossem tão boas quanto eles. Assim, o mercado satura e a fórmula vira um veneno.”

Skid Row pós-grunge

O próprio Skid Row sofreu os danos da mudança, caindo no ostracismo e encerrando atividades na segunda metade dos anos 1990. Após algum tempo, as atividades foram retomadas, embora nunca mais com o mesmo esplendor.

Leia também:  A melhor banda grunge na opinião de Jerry Cantrell (Alice in Chains)

Recentemente, o grupo anunciou o vocalista sueco Erik Grönwall, ex-H.E.A.T. “The Gang’s All Here”, novo álbum, saiu no último mês de outubro.

*Foto: P. Schwichtenberg / CC BY-SA 3.0

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que o grunge engoliu o hard rock dos anos 80, segundo...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

2 COMENTÁRIOS

  1. Não é que o Grunge “engoliu” o hard rock, especialmente o hair metal; o hair metal já estava desgastado, e o Grunge partiu pra cima dos restos. Por que isso aconteceu, especificamente, já são outros 500.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades