A curiosa forma como Bruce Dickinson define o heavy metal

Vocalista do Iron Maiden apresenta argumento histórico ao comentar o significado do estilo musical

Bruce Dickinson tem uma opinião bem formada a respeito dos diversos rótulos dados a subgêneros do rock, como o heavy metal.

Em entrevista ao talk show do jornalista Charlie Rose em 2017, o vocalista do Iron Maiden foi perguntado sobre o significado de heavy metal. Em resposta, disse ter desistido de chegar a uma definição.

“Eu não tenho uma [definição]. Eu desisti. Não adianta nem tentar defini-lo. É definido mais por outras pessoas do que por mim, porque quando eu comecei a ouvir música, não havia tal coisa o [termo] heavy metal.”

- Advertisement -

Bruce ainda abraçou seu lado historiador e explicou o surgimento do termo.

“[…] Foi um termo cunhado por um jornalista, na verdade. E acho que é do romance de William S. Burroughs. Mas isso é um pequeno detalhe. O metal saiu de algo que foi chamado de heavy rock. O heavy rock foi um desdobramento do blues rock, Led Zeppelin, Deep Purple, Free e todas aquelas bandas. Elas não eram heavy metal, mas elas meio que estavam na órbita do heavy metal. E então todo o mundo da música se polarizou. Tornou-se muito nichado.”

O cantor comentou como as bandas se comportaram perante os nichos e como o Iron Maiden enfrenta seu rótulo. 

“Todo mundo estava lá, colocado em seus pequenos “silos”, que eram um fato de vida por causa da mídia, porque a mídia fez isso. E então as gravadoras descobriram que poderiam comercializar aquilo e blá, blá, blá, e vai e vem… Mas conseguimos sobreviver e não apenas sobreviver, mas também prosperar, em certo sentido, fora desse sistema. Então as pessoas nos chamaram de heavy metal. E nós dizemos: ‘Sim, tudo bem’. ‘Nós somos!’.” 

Leia também:  A clássica música do Led Zeppelin desacreditada por John Paul Jones

Bruce Dickinson e a comunidade heavy metal 

Já neste ano, durante episódio do podcast Psycho Schizo Espresso, com trecho transcrito pelo Blabbermouth, Bruce Dickinson refletiu sobre o assunto novamente. Na ocasião, comentou a união da comunidade heavy metal e o caráter inclusivo do meio. 

“Há definitivamente um forte senso de comunidade, isso é certo. E é legal porque transcende as características físicas, raciais, de gênero e todas as coisas que gostamos de usar para segmentar as pessoas e dividi-las. Quando se trata de heavy metal, ninguém se incomoda.

Se você é um fã de heavy metal, é tipo: ‘ah, sim, você é fã de heavy metal’. E se você pensa diferente sobre algo, provavelmente não vamos falar sobre isso. Vamos nos concentrar nas coisas com as quais concordamos, que é o amor por essa música. Anos atrás eu disse em uma entrevista que se o pessoal do metal governasse o mundo, viveríamos em um planeta melhor.”

Leia também:  Retorno triunfal de Bruce Dickinson ao Rio é marcado por coincidências e boa música

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA curiosa forma como Bruce Dickinson define o heavy metal
Tairine Martins
Tairine Martinshttps://www.youtube.com/channel/UC3Rav8j4-jfEoXejtX2DMYw
Tairine Martins é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Administra o canal do YouTube Rock N' Roll TV desde abril de 2021. Instagram: @tairine.m

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades