Carniçal: banda de black metal do interior de SP bomba com vídeos no TikTok

Sensação da plataforma de vídeos, grupo conquistou fãs que nem gostam do som; "qualquer público é bem-vindo" segundo o baterista Sombra

É fácil dizer que um estilo como o black metal não combina com risadas, amizade e descontração. Mas a Carniçal, da cidade de Nova Odessa, no interior de São Paulo, vem desconstruir essa noção com seus vídeos no TikTok – sempre divertidos, mas sem deixar de ser… black metal. Ou “purple metal”, como o vocalista e guitarrista Matheus “Sototos” Castilho se refere em alguns vídeos.

Sototos é a voz do grupo também no TikTok, quase sempre o responsável por apresentar o restante do trio, composto por Felipe “Sombra” Rocha (bateria) e João “Mortificado” Siqueira (baixo/vocais). Em muitos casos os vídeos servem para anunciar os próximos shows e eventos onde o Carniçal vai tocar, sempre com um “carisma” único.

Em outros vídeos, vemos os três rapazes em shows de outras bandas, andando pelas ruas do interior paulista ou simplesmente se divertindo. Porque, aparentemente, dá para se divertir – ao mesmo tempo em que o trio entrega um típico black metal de sonoridade bastante crua e direta, com letras em português.

https://www.tiktok.com/@carnical_/video/7097231056771763462?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1

Em 2020, a Carniçal lançou seu primeiro álbum, intitulado “Inquisição Espiritual”. Mas foi só esse ano, devido ao TikTok, que o grupo ganhou fama na internet.

Leia também:  Exclusivo: Hank Shermann promete retorno triunfante do Mercyful Fate ao Brasil

O perfil do Carniçal na rede social já conta com quase 38 mil seguidores. Os números de vídeos isolados impressionam: muitos deles ultrapassam facilmente a marca de 100 mil visualizações, com alguns batendo mais de 500 mil.

Além disso, são mais de 30 mil seguidores no Facebook e 20 mil no Instagram. Para os padrões do black metal underground brasileiro, já dá para dizer que é um fenômeno.

Ouça “Inquisição Espiritual”, a seguir, via Spotify.

Como surgiu a Carniçal

Conversamos com o baterista, Sombra, a respeito da Carniçal e o sucesso inesperado. Ele revelou que o grupo surgiu no final de 2020, quanto Sototos se juntou ao projeto.

Ele e o baixista Mortificado já tocavam em uma banda de punk rock. Logo o trio se identificou pelas influências, que vão de Death e Darkthrone até Pink Floyd.

Sobre o TikTok, Sombra conta que tinha uma conta pessoal na qual postava vídeos próprios. Teve, então, a ideia de criar um perfil também para a banda.

O baterista garante que nada é “forçado” ou “ensaiado”. O que vemos no perfil é exatamente como os músicos são, dentro e fora dos holofotes.

“Nossa intenção sempre foi ser nós mesmos, nunca forçando absolutamente nada nos vídeos e fora deles.”

Por vezes, o vocalista se refere ao som da banda como “purple metal”, algo que não parece ter muita explicação. De acordo com Sombra, a definição surgiu depois de uma sessão de “chá de cogumelo” consumido pelo trio.

Leia também:  Exclusivo: Hank Shermann promete retorno triunfante do Mercyful Fate ao Brasil

Interação com o público

Ao “furar a bolha” do metal, os músicos da Carniçal começaram a receber todo o tipo de público, o que leva a piadas, brincadeiras e todo o tipo de interação que uma banda de black metal não costuma receber. Sombra diz que o grupo não se incomoda e até agradece o engajamento na plataforma de vídeos, e por vezes até entra na zoação.

Por outro lado, há o público que diz acompanhar a banda no TikTok pelos vídeos, sem curtir necessariamente o som. Outros citam nostalgia ao ver o trio de jovens se divertindo – e Sombra afirma que isso é gratificante.

O baterista disse ainda que qualquer público é bem-vindo na Carniçal e afirma que é possível fazer black metal com descontração.

“Absolutamente ninguém é ‘tr00zão’ o tempo todo, então vamos continuar na mesma pegada desde o começo: metal, barulho, conhaque, e quem gostar, gostou…”

Futuro da Carniçal

Depois do EP de 2020, a Carniçal já tem músicas prontas para o álbum de estreia, ainda sem previsão de lançamento. A banda segue com shows pelo Brasil, com datas até dezembro confirmadas em estados como São Paulo, Minas Gerais e Amazonas.

No momento, o grupo divulga uma vaquinha com fãs para comprar um veículo para facilitar as viagens pelo Brasil.

“Já conseguimos R$ 15 mil dos R$ 20 mil e quem quiser ajudar a gente a sair pelo Brasil perturbando todo mundo, essa é nossa chave pix: [email protected]. Qualquer valor ajuda a gente!”

Acesse o site da Carniçal para conferir todos os seus materiais e links de redes sociais.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioEntrevistasCarniçal: banda de black metal do interior de SP bomba com vídeos...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades