O que esperar do show do Green Day no Rock in Rio 2022

Trio vem ao Brasil pela quarta vez e aposta em clássicos dos melhores momentos da carreira misturados com alguns covers certeiros

O Green Day é uma das atrações principais do Palco Mundo no Rock in Rio 2022. O trio toca no dia 9 de setembro, junto com Capital Inicial, Billy Idol e Fall Out Boy – este último esteve em turnê com Billie Joe Armstrong e seus parceiros na chamada Hella Mega Tour, que trazia ainda o Weezer no line-up.

Desde o fim da turnê mencionada, no último mês de julho, a banda formada por Billie Joe Armstrong (voz e guitarra), Mike Dirnt (baixo) e Tré Cool (bateria) vem alternando shows solo com aparições em festivais, com algumas alterações no setlist. Isso deve dar uma ideia do que veremos no Rock in Rio, único show em território brasileiro nesta passagem – a quarta deles, sucedendo vindas em 1998, 2010 e 2017.

- Advertisement -

Clássicos e covers

Os shows atuais do Green Day contam com um setlist composto por muitos clássicos e uma pequena, mas eficiente seleção de covers. Os destaques, como não poderia deixar de ser, são músicas de álbuns como “American Idiot” (2004) (com a faixa-título abrindo o show) e “Dookie” (1994). “Nimrod” (1997) também está entre os discos mais lembrados no repertório final.

Os covers praticamente onipresentes são os de “Rock and Roll All Nite” (Kiss), “Knowledge” (Operation Ivy) e “Shout” (The Isley Brothers). No entanto, alguns shows desse ano trouxeram sons de Tommy James & the Shondells, The Crickets e Journey, além de duas canções de David Bowie – “Ziggy Stardust” e “All the Young Dudes”.

Músicas de outros artistas têm sido usadas até mesmo como introdução dos shows. No Lollapalooza e no Outside Lands Music & Arts Festival, a entrada da banda foi precedida por uma pessoa que usava uma fantasia de coelho e interagia com a plateia enquanto “Blitzkrieg Bop”, dos Ramones, tocava nos PAs.

O setlist “médio” dos shows desse ano tem sido o seguinte:

  1. Intro (com “Bohemian Rhapsody”, do Queen, “Blitzkrieg Bop”, dos Ramones, “I Love Rock and Roll”, de Joan Jett e “We Will Rock You”, do Queen)
  2. American Idiot
  3. Holiday
  4. Know Your Enemy
  5. Pollyanna
  6. Boulevard of Broken Dreams
  7. Longview
  8. Welcome to Paradise
  9. Hitchin’ a Ride
  10. Rock and Roll All Nite (cover do Kiss)
  11. Brain Stew
  12. St. Jimmy
  13. When I Come Around
  14. Waiting
  15. 21 Guns
  16. Minority
  17. Knowledge (cover do Operation Ivy)
  18. Basket Case
  19. King for a Day
  20. Shout(cover de The Isley Brothers)
  21. Wake Me Up When September Ends
  22. Jesus of Suburbia
  23. Good Riddance (Time of Your Life)
Leia também:  Deep Purple confirma show em São Paulo para setembro

O trio no palco

O show do Green Day não é exatamente conhecido por altas doses de pirotecnia e aparatos cênicos, mas a energia do trio produz uma apresentação de respeito. O entrosamento entre os três músicos, que estão juntos desde 1990, é um dos destaques em reviews e textos sobre os shows mais recentes da banda.

Se há um destaque negativo é justamente a pouca quantidade de novidades no setlist. O Green Day segue priorizando algumas fases de sua carreira em detrimento de outras, o que pode tornar o show um tanto “automático”. A parte boa é que o trio executa as canções em altíssimo nível e agrada quem gosta de ouvir versões ao vivo bem próximas das originais em estúdio.

Os músicos também ganham o público pelo carisma. Billie Joe Armstrong é hoje um frontman experiente e por vezes verborrágico, pronto para cair nas graças da plateia com frases de efeito bem encaixadas. Recentemente, em show no Reino Unido, ele deu a entender que estava se mudando para o país – o que, obviamente, foi muito bem recebido pelos fãs britânicos. A cozinha de Mike Dirnt e Tré Cool é básica, mas competente, e mantém o som na linha.

Com muitos clássicos e covers famosos no setlist, fica difícil errar. É bem seguro garantir que quem for ao Rock in Rio no dia 9 de setembro vai ter uma boa experiência com o headliner da noite no Palco Mundo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO que esperar do show do Green Day no Rock in Rio...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades