Morre Creed Taylor, produtor que levou a bossa nova do Brasil para os Estados Unidos

Músico, produtor e empresário tinha 93 anos e estabeleceu longa relação com artistas brasileiros

Morreu aos 93 anos o músico, produtor e empresário Creed Taylor. Tendo iniciado a carreira como trompetista, se destacou ao fundar dois selos de suma importância para o jazz, CTI e Impulse Records. Também trabalhou em gravadoras como Bethlehem Records, ABC-Paramount Records, Verve e A&M Records.

Porém, sua passagem mais marcante para a música brasileira se deu por conta da bossa nova. Creed foi o responsável por contratar e levar aos Estados Unidos nomes como Tom Jobim, Eumir Deodato, João Gilberto, Astrud Gilberto e Airto Moreira. O contato foi intermediado pelo guitarrista Charlie Byrd, que realizou shows no Brasil e voltou com uma cópia de “Desafinado”.

- Advertisement -

Taylor resolveu conhecer o país e descobrir a música local, passando um tempo na casa de Tom Jobim. Os dois voltariam juntos para Nova York, dando origem a uma amizade e relação profissional que durou vários discos.

Leia também:  O Rage Against the Machine acabou? Tim Commerford responde

O estudioso musical canadense Gene Lees declarou, em entrevista de arquivo ao site da CTI – presente no artigo de Creed na Wikipedia em inglês:

“Creed Taylor estava tratando a bossa nova com respeito e dignidade. Não fosse por ele, estou convencido de que a bossa nova e a música brasileira em geral teriam se retraído, voltado para o Brasil. Tornaria-se um fenômeno paroquial curioso para os turistas, em vez da música mundial e da tremenda influência no próprio jazz que de fato se tornou.”

Astrud Gilberto, Creed Taylor, Sammy Davis Jr e Monica Getz (esposa de Stan Getz) na cerimônia do Grammy Awards de 1964 (foto creditada a Creed Taylor / CC BY-SA 3.0)

Outros artistas que trabalharam com Taylor incluem Ray Charles, John Coltrane, Stan Getz, Wes Montgomery e Jimmy Smith. A causa do falecimento não foi revelada.

Leia também:  John “Duff” Lowe, pianista do The Quarrymen, morre aos 81 anos

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasMorre Creed Taylor, produtor que levou a bossa nova do Brasil para...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades