Por que Ratos de Porão não fez sucesso fora como o Sepultura, segundo João Gordo

De acordo com o vocalista, as músicas em português limitaram o apelo internacional do grupo: “não falávamos inglês como eles”

Ratos de Porão é uma das bandas mais importantes e influentes da história do rock nacional. Foi responsável por inspirar não só músicos punk, mas também metaleiros.

Contudo, embora tenha conquistado repercussão em diversos países e feito turnês fora em variadas ocasiões, o sucesso internacional nunca esteve nas cartas para o grupo. A banal razão foi revelada pelo vocalista João Gordo numa entrevista para o Podpah transcrita pelo Whiplash: o as músicas do grupo não eram em inglês.

Na entrevista, Gordo explicou como bandas que nem o Sepultura tinham mais apelo internacional:

“Aqui em São Paulo surgiram várias bandas de metal. Em Belo Horizonte, veio o Sepultura. Aconteceu a mesma coisa em várias partes do mundo. Eles foram crescendo, lançando discos. Em 1988, conseguiram contrato com a Roadrunner Records de Nova York e lançaram o disco ‘Beneath the Remains’, que projetou os caras. Um fato interessante é que por não falarmos inglês como eles, isso meio que travou e não fomos juntos.”

A falta de interesse dos músicos nesse sentido foi responsável por afastá-los da possibilidade de estourar internacionalmente.

“Éramos uns punks malucões, muito toscos. Estávamos a fim de ficar doidão, se divertir e usar drogas.”

Ratos de Porão e João Gordo atualmente

Em maio o Ratos de Porão lançou seu álbum mais recente, “Necropolítica”. Paralelamente, Gordo deu início ao projeto Brutal Brega. Como o nome indica, a ideia da banda é registrar versões com abordagem rock para clássicos da chamada música brega nacional.

Durante a pandemia também saiu o EP “Unholy Ceremony Heretic”, do projeto Lockdown, do vocalista, que também conta com membros do Korzus e Claustrofobia.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

2 comentários
  1. Ainda existem pessoas que não entende a cultura Punk, até hoje!!!! Já ouvi pessoas achando que punk e Skinhead são da mesma turma e tal!!!! Não entendem o tipo de som que a galera do Punk curti e toca…na verdade não entendem de nada, apenas são iludidas por determinados estilos de música melosas e que tocam em novelas!!!!
    No final das contas não entendem de nada mesmo, valeu!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados
Total
26
Share