Noel Gallagher é criticado por comentário sobre pessoas com deficiência

Músico fez piadas capacitistas durante participação em podcast; irmão Liam pediu desculpas em nome da família

A apresentação de Noel Gallagher durante o Glastonbury Festival, ocorrida no último dia 25 de junho, transcorreu sem maiores problemas ou observações. Porém, o músico inglês realizou alguns comentários ao falar sobre o evento que incluíram uma série de observações capacitistas.

As falas polêmicas ocorreram durante a presença do eterno guitarrista do Oasis no The Matt Morgan Podcast. Noel voltou ao local do festival no dia seguinte, junto de amigos, para assistir à performance de Jamie T no John Peel Stage. Conforme transcrito pelo The Independent, ele confessou ter ido à área destinada a pessoas com deficiência para ter uma visão melhor.

“Não pudemos ficar no palco porque estávamos bêbados. Então, mostrei meu passe e disse aos seguranças: ‘esse grupo está comigo’. Caminhamos até uma a plataforma que, sem sabermos, era para deficientes.”

- Advertisement -

Até aí, o leitor pode imaginar que um erro do tipo poderia acontecer, mesmo sendo muito estranho. Só que Noel se vangloriou do que fez, revelando ter até feito piadas com os presentes e afastado uma pessoa para que seu filho pudesse enxergar o show. Em um momento da mais pura infelicidade, declarou:

“Devo dizer que esses deficientes têm uma ótima visão de tudo.”

Leia também:  O único álbum do Black Sabbath remixado por Iommi para box da era Tony Martin

Críticas a Noel Gallagher

A organização Scope, que presta auxílio a PCDs no Reino Unido, publicou uma nota oficial condenando as falas. Diz o texto:

“Os relatos do comportamento de Noel Gallagher em Glastonbury já eram perturbadores o suficiente. Mas ouvi-lo se gabar de suas ações e zombar abertamente de pessoas com deficiência no processo vai além de um insulto.

Plataformas acessíveis em eventos não são para rockstars privilegiados e seus amigos. Elas existem para que pessoas com deficiência possam desfrutar de música ao vivo com menos barreiras.

Noel pode menosprezar a experiência dos fãs de música com deficiência. Mas para muitos, a realidade de assistir shows e festivais pode ser estressante e perturbadora.

As pessoas com deficiência devem ter as mesmas oportunidades que todos os outros para desfrutar de música ao vivo. Atitudes ultrapassadas e acesso precário não deveriam ter lugar em um festival. Ou qualquer evento, já que estamos falando disso.”

Irmão e eterno desafeto, o vocalista Liam Gallagher foi ao Twitter e escreveu:

“Gostaria de pedir desculpas em nome da minha família pelos comentários do carinha lá sobre PCDs. Sinto muito, não somos todos babacas.”

High Flying Birds atualmente

Noel Gallagher segue carreira com o High Flying Birds, que lançou três discos de estúdio até o momento. Todos chegaram ao topo da parada britânica. O mais recente, “Who Built the Moon?”, saiu em 2017.

Leia também:  Jairo Guedz não foi convidado para assistir show do Sepultura em BH

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasNoel Gallagher é criticado por comentário sobre pessoas com deficiência
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades