Elvis Presley inspirou seu visual a partir de herói da DC

Famoso topete e temática do "raio" acompanharam rei do rock desde o início, mostrando ligação com o personagem Capitão Marvel Jr

Elvis Presley é um ícone da cultura pop lembrado não só pela sua música, mas também pelo visual que exibia em shows, filmes e tudo o mais. E esse visual tem uma origem bastante improvável, em uma HQ não tão conhecida da DC: Capitão Marvel Jr, o ajudante do Capitão Marvel, atual Shazam.

Durante sua infância, o cantor era um grande fã do personagem e de suas histórias em quadrinhos. A situação chega a ser retratada em “Elvis”, nova cinebiografia do artista, protagonizada por Austin Butler.

- Advertisement -

Capitão Marvel Jr.

Apesar de ser um personagem da DC, o herói no qual Billy Batson se transformava era, hoje chamado de Shazam, originalmente atendia como Capitão Marvel. Sim, o nome em sua segunda parte é o mesmo da maior concorrente da editora de quadrinhos, mas é importante lembrar que a palavra “marvel” em inglês significa “maravilha”.

Nas histórias, Batson tinha um melhor amigo, Freddy Freeman, que era um grande fã de super-heróis. No fim das contas, ele acabou ganhando parte do poder do antigo mago Shazam, assim como seu melhor amigo.

A diferença é que, ao contrário de Batson, Freeman não se transformava em adulto ao ativar os poderes. Apenas seu traje era alterado, sendo igual ao do herói principal, mas azul. Assim, ele se tornou o Capitão Marvel Jr e logo passou a estrelar suas próprias HQs, que conquistaram o coração do jovem Elvis Presley.

Leia também:  O melhor riff do Black Sabbath, na opinião de Max Cavalera

Conforme aponta o Screenrant, até hoje os visitantes de Graceland (casa do cantor que foi transformada em museu) podem conferir a coleção de revisas em quadrinhos que pertenceu a Elvis. Em um museu em Memphis, uma reprodução do quarto do rei do rock na época de sua infância também conta com um gibi do Capitão Marvel Jr em cima da mesa, onde normalmente ficava na vida real.

O visual

O famoso topete do rei do rock, que muita gente diz ter sido inspirado por Tony Curtis, compartilha uma grande semelhança com a forma com que o Capitão Marvel Jr era desenhado naquela época. Mas não é só isso: Elvis não raramente aparecia com capas e chegou a ter um traje todo azul, bastante parecido com o do herói da DC.

Além disso, o símbolo do raio – que funcionava como um emblema do personagem – era presente na vida de Presley, como detalhes em roupas e joias. Até mesmo no logo “TCB” (“Taking Care of Business”, que também era o nome de sua banda) há um raio, mais um sinal da inspiração no personagem.

Criador e criatura

Com o passar do tempo, o Capitão Marvel Jr sofreu várias mudanças, inclusive em seu visual, mas uma fenômeno interessante passou a acontecer. Após inspirar Elvis Presley no início da carreira, Freddy Freeman passou a ser influenciado pelo cantor nos quadrinhos.

Leia também:  A surpreendente melhor música dos Beatles na opinião de Paul McCartney

Não é raro ver o super-herói, por exemplo, fazendo citações a músicas ou frases famosas de Elvis. Até mesmo histórias com pequenos easter eggs foram produzidas para estreitar o elo entre os dois.

No visual, a influência foi invertida: o herói passou a receber traços do cantor e a usar acessórios relacionados, como camisas bordadas com chamas, dados e outros elementos relacionados a Presley e ao rockabilly, de forma geral.

Uma versão adulta do personagem também foi criada por Alex Ross com a aparência bastante similar à do artista.

Apesar de Freddy Freeman ser retratado com cabelo loiro atualmente, essas referências ainda aparecem, mostrando a ligação entre o herói e o rei do rock, falecido em 1977.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesElvis Presley inspirou seu visual a partir de herói da DC
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades