Rolling Stones fizeram primeiro álbum grunge da história, segundo Keith Richards

“Tivemos que fazer muito esforço para convencer a gravadora sobre a eficiência do que desejávamos”, refletiu o guitarrista sobre um dos discos mais clássicos da banda

Salvo raras exceções, Keith Richards não costuma ser muito simpático ao citar artistas e movimentos musicais que vieram após os Rolling Stones. Porém, o guitarrista soube identificar similaridades do levante do grunge na última década do século passado com o que sua banda fez em um dos discos mais icônicos da carreira.

Em entrevista de 2002, resgatada pelo site Far Out Magazine, o músico falou sobre todo o processo por trás da criação e gravação de “Exile on Main St.”, lançado em maio de 1972.

“Tivemos que fazer muito esforço para convencer a gravadora sobre a eficiência do que desejávamos. E, inicialmente, as vendas foram bastante baixas. Por um ano ou dois, foi considerado uma bomba.

Foi uma época em que a indústria da música estava cheia desses sons primitivos. Estávamos indo para o outro lado. Esse foi o primeiro disco grunge. Sim, é um dos melhores que gravamos.”

- Advertisement -
Leia também:  Entre a luz e as trevas: a história de “Headless Cross”, do Black Sabbath

Rolling Stones e “Exile on Main St.”

Décimo trabalho de inéditas da discografia britânica dos Rolling Stones, “Exile on Main St.” foi o primeiro disco duplo em toda a carreira da banda. As gravações se iniciaram em Londres, no ano de 1969, paralelas às do anterior, Sticky Fingers. Foram finalizadas dois anos mais tarde em Villefranche-sur-Mer, França.

A sonoridade trazia o grupo imerso em suas influências americanas, mesclando o rock and roll e o blues ao country e o gospel. Várias composições surgiram de jams em estúdio.

A despeito do que diz Keith Richards, o álbum chegou ao número 1 em diversas paradas internacionais, arrematando discos de platina nos Estados Unidos e Inglaterra. Teve mais de 8 milhões de cópias comercializadas apenas em sua versão original.

Leia também:  A curiosa sensação de Josh Freese ao entrar para o Foo Fighters

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesRolling Stones fizeram primeiro álbum grunge da história, segundo Keith Richards
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades