Como inteligência artificial permitiu dueto de Paul McCartney e John Lennon em turnê

Performance em dupla de “I’ve Got a Feeling” tem sido um dos pontos altos da atual turnê de McCartney, cujo tema é o documentário “The Beatles: Get Back”

O grande atrativo da Got Back Tour, atual excursão de Paul McCartney, tem sido o dueto com John Lennon em “I’ve Got a Feeling”, clássico dos Beatles. Para fazer o parceiro voltar aos palcos mesmo após 42 anos de seu assassinato, Macca contou com o resgate das filmagens do show da banda no terraço do prédio da Apple – cortesia do documentário “The Beatles: Get Back” –, além de tecnologias de inteligência artificial.

O diretor de turnê Peter Jackson explicou à revista Variety (via Music Radar) como se deu o processo de colocar Lennon em sincronia com a banda. Para tal, foi preciso literalmente ensinar os computadores sobre o que iriam processar.

“Desenvolvemos um sistema de aprendizado para a máquina. Ensinamos como soa uma guitarra, como soa um baixo, como soa uma voz. Na verdade, ensinamos ao computador como é o som de John e como é o som de Paul.

Então, podemos pegar essas faixas mono e dividir todos os instrumentos – podemos apenas ouvir os vocais, as guitarras. Você vê Ringo tocando bateria ao fundo, mas não ouve a bateria. Isso nos permite remixar de maneira realmente limpa.”

O resultado pode ser conferido abaixo.

Paul McCartney e Got Back Tour

A Got Back Tour teve 16 shows pela América do Norte entre 28 de abril e 16 de junho. Na última data, Paul McCartney foi homenageado por seu 80º aniversário. Bruce Springsteen e Jon Bon Jovi fizeram as honras.

Na semana seguinte, McCartney tocou no Glastonbury Festival, na Inglaterra, novamente contando com a presença de Springsteen. Outro convidado foi Dave Grohl, em sua primeira aparição nos palcos desde o falecimento de Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters.

Informações dão conta de que Paul virá ao Brasil com a nova turnê em 2023. Ainda não há anúncio oficial.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados
Total
214
Share