Vangelis, dupla de Jon Anderson e vencedor do Oscar, morre aos 79 anos

Causa não foi revelada oficialmente, mas se sabe que membro da dupla Jon & Vangelis estava internado com Covid-19 na França

Evángelos Odysséas Papathanassíou, músico e compositor grego conhecido como Vangelis, morreu na última terça-feira (17) aos 79 anos. A informação foi confirmada nesta quinta (19) pela Athens News Agency. A causa não foi revelada oficialmente, mas se sabe que ele estava internado com Covid-19 na França.

Autodidata, o músico se destacou nas bandas de rock locais Forminx e Aphrodite’s Child. A segunda chegou a vender mais de 2 milhões de discos nos anos 1970, sendo uma referência do rock progressivo da época.

Na década seguinte, sedimentou parceria com Jon Anderson, vocalista do Yes, lançando vários trabalhos em duo. Também se tornou um mestre das trilhas sonoras, incluindo a multipremiada “Carruagens de Fogo” (1981), que ganhou o Oscar e o Grammy, além de figurar no topo da parada americana. Também trabalhou em “Blade Runner” (1982), “Antarctica” (1983), “Rebelião em Alto-Mar” (1984) e “1492: A Conquista do Paraíso” (1992), entre vários outros.

Sua obra também foi usada em documentários, programas televisivos e eventos esportivos – incluindo Olimpíadas e o tema oficial da Copa do Mundo de 2002, que acabou com a conquista do pentacampeonato pela seleção brasileira.

“Juno to Jupiter”, seu último álbum, saiu em setembro do ano passado. O trabalho é inspirado na missão homônima da sonda espacial lançada pela Nasa rumo ao maior planeta do sistema solar.

Vangelis foi casado duas vezes e não teve filhos. Discreto, não costumava revelar muito sobre a vida pessoal em entrevistas. Além da carreira musical, também expôs suas pinturas em alguns dos maiores museus da Europa.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados
Total
43
Share