Vangelis, dupla de Jon Anderson e vencedor do Oscar, morre aos 79 anos

Causa não foi revelada oficialmente, mas se sabe que membro da dupla Jon & Vangelis estava internado com Covid-19 na França

Evángelos Odysséas Papathanassíou, músico e compositor grego conhecido como Vangelis, morreu na última terça-feira (17) aos 79 anos. A informação foi confirmada nesta quinta (19) pela Athens News Agency. A causa não foi revelada oficialmente, mas se sabe que ele estava internado com Covid-19 na França.

Autodidata, o músico se destacou nas bandas de rock locais Forminx e Aphrodite’s Child. A segunda chegou a vender mais de 2 milhões de discos nos anos 1970, sendo uma referência do rock progressivo da época.

- Advertisement -

Na década seguinte, sedimentou parceria com Jon Anderson, vocalista do Yes, lançando vários trabalhos em duo. Também se tornou um mestre das trilhas sonoras, incluindo a multipremiada “Carruagens de Fogo” (1981), que ganhou o Oscar e o Grammy, além de figurar no topo da parada americana. Também trabalhou em “Blade Runner” (1982), “Antarctica” (1983), “Rebelião em Alto-Mar” (1984) e “1492: A Conquista do Paraíso” (1992), entre vários outros.

Leia também:  Morre Vinicius Neves, apresentador do “Stay Heavy” e vocalista do About2Crash

Sua obra também foi usada em documentários, programas televisivos e eventos esportivos – incluindo Olimpíadas e o tema oficial da Copa do Mundo de 2002, que acabou com a conquista do pentacampeonato pela seleção brasileira.

“Juno to Jupiter”, seu último álbum, saiu em setembro do ano passado. O trabalho é inspirado na missão homônima da sonda espacial lançada pela Nasa rumo ao maior planeta do sistema solar.

Vangelis foi casado duas vezes e não teve filhos. Discreto, não costumava revelar muito sobre a vida pessoal em entrevistas. Além da carreira musical, também expôs suas pinturas em alguns dos maiores museus da Europa.

Leia também:  Por que Cate Blanchett repudia “aviso de gatilho” em filmes e séries

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasVangelis, dupla de Jon Anderson e vencedor do Oscar, morre aos 79...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades