Ricky Gardiner, guitarrista de David Bowie e Iggy Pop, morre aos 73 anos

Músico ficou conhecido pelas participações nos álbuns “Low”, de Bowie, e “Lust for Life”, de Pop, ambos lançados em 1977

O guitarrista escocês Ricky Gardiner morreu na última sexta-feira (13) aos 73 anos. A informação foi confirmada nas redes sociais, inicialmente pelo produtor Tony Visconti.

O músico foi membro fundador da banda progressiva Beggars Opera. Porém, suas contribuições mais conhecidas ocorreram com David Bowie e Iggy Pop, tendo participado dos álbuns “Low” e “Lust for Life”, ambos lançados em 1977.

- Advertisement -

Ele foi o compositor de “The Passenger”, que se tornou uma das músicas mais conhecidas de Iggy, tendo sido regravada por Siouxsie and the Banshees. Posteriormente, também ganhou uma versão em português pelas mãos do Capital Inicial, com o nome “O Passageiro”. A canção entrou no álbum “Eletricidade”, de 1991.

Leia também:  Journey tocará no Rock in Rio 2024, segundo Neal Schon

A postagem de Visconti no Facebook diz:

“Outro gênio da guitarra e amigo pessoal partiu para o próximo mundo na noite passada. Ricky Gardiner, que se juntou a David Bowie para os álbuns ‘Low’ e ‘The Idiot’, de Iggy Pop, encerrou uma longa batalha contra o Parkinson. Sua esposa multitalentosa Virginia me enviou um e-mail esta manhã.”

https://www.facebook.com/tony.visconti1/posts/10229274873239004

Apesar de citar o álbum anterior a “Lust for Life”, Ricky se juntou a Iggy para a turnê do disco em questão. O próprio cantor também se manifestou nas suas redes sociais.

“Querido Ricky, adorável, adorável homem, sem camisa em seu macacão, o cara mais legal que já tocou guitarra. Obrigado pelas lembranças e pelas músicas, descanse na paz eterna.”

Leia também:  Bruce Dickinson participa de duelo de esgrima em Curitiba
https://www.facebook.com/iggypop/posts/pfbid02saYiiqi4cckQRRMgupRzf2hFqvMqEEbABieXqqZtp9JiEdrSEz2fezEPqrw5VFfEl

Gardiner também trabalhou como artista solo, lançando os discos “The Flood” (1985), “Precious Life” (1987) e “Songs for the Electric” (2015). Em 1995, adoeceu e desenvolveu hipersensibilidade eletromagnética, o que restringiu a quantidade de tempo que podia passar com dispositivos de computador enquanto gravava.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasRicky Gardiner, guitarrista de David Bowie e Iggy Pop, morre aos 73...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades