Hempo Hildén, baterista de John Norum e Glenn Hughes, morre aos 69 anos

Músico nascido na Finlândia mudou-se para a Suécia na infância e se consolidou como um dos mais requisitados em seu instrumento no país

O baterista Jens Henrik “Hempo” Hildén teve sua morte confirmada nesta segunda-feira (30). Ele tinha 69 anos e não resistiu a uma batalha contra uma doença não especificada.

Hildén nasceu em Tampere, Finlândia. Ainda na infância, se mudou para a Suécia com os pais, tendo o país como casa até o fim da vida.

- Advertisement -

Sua carreira profissional teve início cedo, aos 13 anos, quando assumiu as baquetas da banda pop Why. Nos anos 1970, integrou o grupo de jazz rock Splash, que obteve sucesso local. Também participou do Trash, com som mais voltado ao hard rock.

Internacionalmente, se destacou como integrante da banda solo do guitarrista John Norum (Europe). Chegou a integrar a primeira formação do grupo que gravou “Up from the Ashes”, disco de Don Dokken, mas foi substituído por Mikkey Dee antes do início das gravações. Ainda excursionou com Glenn Hughes nos anos 1990.

Leia também:  Novo álbum solo de David Gilmour traz gravação de Richard Wright

O multi-instrumentista Snowy Shaw, baterista de bandas como King Diamond, Mercyful Fate e Dream Evil, se manifestou em suas redes sociais.

“Em memória de Hempo Hildén. Descanse em paz, irmão da bateria. Meu primeiro encontro com a lenda foi no Cool Cat na primavera de 1993, onde ele me elogiou pela minha bateria e disse que eu parecia o guitarrista do Trash, Gene Ball, com cabelos loiros até o traseiro. Ainda não sei o que me deixou mais feliz nesse dia.”

Já Tommy Denander, conceituado guitarrista e produtor, declarou:

“Descanse em paz, Hempo Hildén. Grande baterista sueco para John Norum, Dokken, Glenn Hughes, etc, além de muitos grandes artistas suecos. Tocamos muito juntos desde os anos 80 e ele não era apenas um grande músico, mas tão amorosamente louco quanto apenas esses roqueiros da velha escola conseguem ser.” 

Hildén deixa uma filha, Bella. Segundo informações da mídia local, ela estava ao seu lado na hora da partida.

Leia também:  Há 44 anos, o Black Sabbath lançava “Heaven and Hell”; veja outros fatos da música em 25 de abril

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasHempo Hildén, baterista de John Norum e Glenn Hughes, morre aos 69...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades