Kirk Hammett lança “High Plains Drifter”, primeira música solo da carreira

Faixa integra o EP instrumental “Portals”, que dá início aos trabalhos do guitarrista além de sua banda, o Metallica

O guitarrista do Metallica, Kirk Hammett, lançou sua primeira música em carreira solo. Intitulada “High Plains Drifter”, a faixa integra seu também EP solo, “Portals”, que chega no dia 23 de abril pela gravadora de sua própria banda, a Blackened Recordings. O material completo traz quatro faixas instrumentais e será vendido nas versões em CD e LP inicialmente em lojas independentes participantes do Record Store Day, cuja próxima edição acontece na data em questão.

Em comunicado à imprensa, Hammett destacou que “High Plains Drifter” traz participações de nomes como Jon Theodore (Queens of the Stone Age) e membros da Orquestra Filarmônica de Los Angeles, entre outros. Ele também pontuou que a música foi inspirada no filme de mesmo nome, lançado em 1973 e renomeado no Brasil para “O Estranho sem Nome”

“Não era especificamente para ser uma música desse filme, mas quando a compus, imediatamente imaginei que transmitia o mesmo sentimento do filme. A faixa veio de uma peça de flamenco que compus. Era uma peça de dois minutos e meio e eu gostei muito, mas tinha riffs difíceis de se imaginar no Metallica. Queria fazer algo com aquilo.”

- Advertisement -

Quanto ao EP, o músico ressalta ter absorvido influências de música clássica, além de trilhas sonoras de filmes de terror e spaghetti western.

“A ideia surgiu quando precisei criar uma trilha para a exibição de minha coleção durante a exposição It’s Alive em Salem, Massachusetts, no ano de 2017. Criei uma progressão sonora e em uma noite tinha a música ‘Maiden And The Monster’. Foi o ponto de partida. Cada faixa é como um filme em minha cabeça. Espero que surta o mesmo efeito nas pessoas.”

Leia também:  Pearl Jam lança o single “Wreckage” dois dias antes de novo álbum

O próprio guitarrista assina a produção da obra. As duas últimas composições foram feitas em parceria com Edwin Outwater, que trabalhou com o Metallica em “S&M2”. Greg Fidelman gravou o baixo, enquanto a bateria ficou a cargo de Jon Theodore e Abe Laboriel Jr. (Paul McCartney). O produtor Bob Rock e o arranjador Blake Neely também se envolveram com as gravações.

Integrante do Metallica desde 1983, Kirk Hammett participou de todos os discos da banda. Antes, foi membro fundador do Exodus, junto com o vocalista Paul Baloff. Em 2003, ficou em 11º lugar na lista da Rolling Stone dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos.-

Leia também:  Pearl Jam lança o single “Wreckage” dois dias antes de novo álbum

O single está na playlist de lançamentos do site, atualizada semanalmente com as melhores novidades do rock e metal. Siga e dê o play!

Kirk Hammett – “Portals” (EP)

  1. Maiden and the Monster
  2. The Jinn
  3. High Plains Drifter
  4. The Incantation

* Texto por Igor Miranda e João Renato Alves.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentosKirk Hammett lança “High Plains Drifter”, primeira música solo da carreira
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades