King Crimson processa Universal após sample não pago de Kanye West

Trecho de “21st Century Schizoid Man”, música da banda de rock progressivo, foi usado sem autorização em “Power”, faixa lançada pelo rapper em 2010

Os representantes legais do King Crimson entraram com um processo contra a Universal Music. O motivo é o não pagamento pelo uso de um sample da música “21st Century Schizoid Man” em “Power”, single lançado por Kanye West em 2010.

Conforme aponta a Variety, o rapper já havia extraído o trecho da música sem conversa prévia com os compositores. Após algumas conversas, a gravadora garantiu que iria honrar os custos de direito autoral. Porém, de acordo com os advogados do grupo, a promessa não se cumpriu.

- Advertisement -

O acordo original dizia que a companhia se comprometia a pagar à banda uma taxa de royalties de 5,33% por cópia do single vendida ou exploradas de outra forma. Os valores deveriam ser distribuídos da mesma maneira que os direitos autorais da West, cujo contrato estipula números equivalentes para faixas de streaming e vendas físicas de músicas.

Leia também:  João Vicenti, tecladista e gaiteiro do Nenhum de Nós, morre aos 58 anos

O guitarrista e membro fundador do King Crimson, Robert Fripp, falou sobre o assunto em postagem nas redes sociais.

“Esta disputa se arrasta há vários anos de forma desnecessária, em minha opinião. Dois membros da banda que gravou a música até já faleceram nesse meio tempo. Há uma história mais longa a ser contada. Provavelmente ela surpreenderia inocentes, pessoas decentes e comuns que acreditam que alguém é pago de forma equitativa por seu trabalho e no dia de pagamento designado.”

https://www.facebook.com/robertfrippofficial/posts/540941950980589/

King Crimson e “21st Century Schizoid Man”

“21st Century Schizoid Man” faz parte de “In the Court of the Crimson King”, álbum de estreia do King Crimson, lançado em 1969. A música é um protesto contra a guerra no Vietnã.

Leia também:  O que mais desmotiva artistas estrangeiros a fazer shows no Brasil, segundo CEO da Eventim

Por sua vez, o disco alcançou premiação de ouro nos Estados Unidos e Inglaterra, além de platina no Canadá. É considerado um dos trabalhos referenciais do rock progressivo enquanto gênero.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasKing Crimson processa Universal após sample não pago de Kanye West
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades