Por que Sammy Hagar era contra o clipe do Van Halen para “Right Now”

Autor da letra, vocalista se chateou com escritos que apareciam nas cenas do vídeo: “as pessoas não iam prestar atenção no que me esforcei para escrever, mas nas legendas”

O videoclipe de “Right Now” é um dos mais icônicos da carreira do Van Halen – o mais, se considerarmos apenas a fase Van Hagar. Dirigido por Mark Fenske, trazia todo um conceito baseado no título da faixa, usando imagens e textos para citar coisas que as pessoas estão fazendo neste momento (“right now”) em qualquer lugar do planeta.

A obra ganhou o prêmio de videoclipe do ano no Video Music Awards, da MTV – entregue por Mick Jagger. Mesmo assim, dentro da própria banda a ideia ganhou contestação. Sammy Hagar não aprovou a ideia, como confessou em entrevista de 2012 resgatada pelo Ultimate Classic Rock.

“Fiquei chateado e disse para o diretor. As pessoas não iam prestar atenção no que me esforcei para escrever, mas nas legendas. Era a melhor letra que tinha feito para o Van Halen, fugindo daquela coisa de farra e sexo. Fui embora e fiquei uma semana incomunicável. Só mudei de ideia quando Mo Ostin, chefão da Warner, me telefonou. Pensei que se ele realmente acreditava no conceito era porque valia a pena.”

- Advertisement -
Leia também:  A música do Nirvana que mudou a vida de Bono, segundo relato à filha de Kurt Cobain

Mesmo assim, as gravações foram tensas. Especialmente porque Sammy teve pneumonia às vésperas.

“Estava ardendo em febre, quase morrendo. Cancelamos os shows, mas não dava para adiar as filmagens. Se você prestar atenção, não estava colaborando. E não sou assim normalmente. Aquela parte que virou uma das frases, dizendo que me recusava a dublar, foi uma sacada de Mark. Mesma coisa quando você me vê batendo a porta com raiva ao final do videoclipe, era para valer.”

Curiosamente, mesmo contrariado naquele momento, Hagar reaproveitou o formato em outros dois videoclipes: “Cosmic Universal Fashion”, faixa-título de seu álbum solo de 2009, e “My Kinda Girl”, do Chickenfoot, disponibilizado no ano seguinte.

Crença em “Right Now”

Apesar das críticas ao videoclipe, em recente entrevista à Guitar Player, o cantor revelou sempre ter acreditado na canção.

“Assim que ouvi ‘Right Now’ pronta pela primeira vez, sabia que seria um hit. Estava tudo ali, o refrão, a parte de piano… Poderia cantar sobre ração de gato na letra que teria feito sucesso da mesma forma.”

Leia também:  Jon Bon Jovi relembra show na União Soviética para manter empresário fora da prisão

Van Halen e “For Unlawful Carnal Knowledge”

A música “Right Now” foi usada em uma peça publicitária da Pepsi, o que impulsionou as vendas do álbum “For Unlawful Carnal Knowledge”, que ultrapassaram os 3 milhões de unidades. Nono trabalho de inéditas do grupo, marcou a retomada de um som mais pesado e voltado às guitarras.

A produção ficou a cargo de Andy Johns e Ted Templeman, que voltava a trabalhar com a banda após os seis discos com a formação clássica. Foi o primeiro após Eddie Van Halen ter se tornado pai. A música “316” é uma referência a 16 de março, data de nascimento de Wolfgang Van Halen.

https://open.spotify.com/album/42WP0R0fgGMJ97RaIablW9

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Sammy Hagar era contra o clipe do Van Halen para...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades