Por que o Guns N’ Roses lançou os dois “Use Your Illusion” de uma vez

Iniciativa surgiu a partir de ambição do vocalista Axl Rose, que queria passar muito tempo na estrada divulgando o trabalho, e grande volume de ideias musicais

Após um começo morno, “Appetite for Destruction” explodiu nas paradas e transformou o Guns N’ Roses na maior banda do planeta em sua geração. Veio um mini-álbum “reciclado” (“Lies”), até que o grupo resolveu disponibilizar dois trabalhos de inéditas de uma só vez. Assim surgiu “Use Your Illusion”.

O ambicioso projeto se mostrou um sucesso, com os discos ocupando os dois primeiros lugares da parada norte-americana. Combinados, venderam mais de 35 milhões de cópias em todo o planeta.

- Advertisement -

Lançados simultaneamente, “Use Your Illusion I” e “Use Your Illusion II” marcaram a estreia da formação em sexteto da banda, com a efetivação do tecladista Dizzy Reed e a entrada do baterista Matt Sorum – embora Steven Adler ainda tenha gravado a música “Civil War”. Musicalmente, marcou uma mudança em comparação ao hard rock cru e agressivo de “Appetite for Destruction”, incorporando novas instrumentações e arranjos mais trabalhados em boa parte da tracklist.

Leia também:  O terrível show do The Doors que inspirou Iggy Pop e toda uma geração

Guns N’ Roses e “Use Your Illusion”

Mas por que foram divulgados dois álbuns de uma vez só? Em entrevista ao Ultimate Classic Rock, Sorum explicou a ideia por trás do empreendimento megalômano.

“Seguimos a visão de Axl. Inicialmente, seria apenas um disco, mas tínhamos tantas ideias que acabou virando dois. Ao mesmo tempo, ele se preocupou em lançá-los como produtos separados, para que os fãs pudessem comprar de forma mais acessível, sem ser um box-set ou algo do tipo. Olhando para trás, foi uma ideia incrível de um cara que havia trabalhado em lojas de discos, como a Tower Records, e sabia a importância daquilo.”

Leia também:  A música e o disco do Deep Purple que são os preferidos de Tony Iommi

Refletindo sobre a ideia, Matt Sorum associa a duração do material ao tempo que o Guns N’ Roses ficaria na estrada o divulgando.

“O plano de Axl era passarmos três anos e meio na estrada. Foram duas ou três turnês europeias, outras duas na Austrália, algumas passagens pelo Japão e quatro ciclos nos Estados Unidos. A teoria dele era que, com tantas músicas para tocar, poderíamos alternar o setlist a cada show. Você podia ir a apresentações diferentes e não saber o que aconteceria.”

Fora da banda desde a metade dos anos 1990, Matt Sorum lança em maio o livro “Double Talkin’ Jive: True Rock ‘N’ Roll Stories From the Drummer of Guns N’ Roses, The Cult and Velvet Revolver”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que o Guns N’ Roses lançou os dois “Use Your Illusion”...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. Não sejamos tontos também, naquela época as gravadoras mandavam em tudo, e mesmo que Axl tenha tido as idéias, certamente a gravadora deu o aval e principalmente a grana pra seguir em frente, o Guns já era famoso pelo Apetite for Destruction, mas uma empreitada dessa, ainda que pequeno para a ocasião, sempre existe algum risco de fracasso comercial, e nesse caso um prejuízo grande.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades