Magnum se mantém fiel à sua proposta bem-sucedida em “The Monster Roars”

Trabalho preserva sonoridade hard rock com influência AOR e incursões pelo rock progressivo; voz de Bob Catley, no auge de seus 74 anos, é o grande destaque

O Magnum conta com grande reputação no Reino Unido, onde emplaca álbuns nas paradas e já chegou a ganhar disco de ouro. Em terras britânicas, isso equivale a platina em territórios como Estados Unidos e Brasil, já que lá há a premiação de prata antes.

Porém, fora dos domínios de Elizabeth II, a banda é uma ilustre desconhecida, exceto por aqueles fãs ferrenhos, que consomem bastante material fora das obviedades.

- Advertisement -

A situação melhorou um pouco a partir da virada do século, quando o vocalista Bob Catley passou a ser figurinha carimbada nos álbuns e turnês do Avantasia. Não é exagero dizer que o cantor é mais lembrado pela parceria com Tobias Sammet do que por suas próprias criações. Mesmo assim, o grupo segue com regularidade impressionante. A cada dois anos, quase sempre em janeiro, tem uma nova coleção de músicas inéditas sendo lançada.

A coisa não é diferente em 2022, com “The Monster Roars”, 22º trabalho de estúdio do quinteto, que chega pela Steamhammer Records / SPV. A sonoridade não se altera, trazendo aquele hard rock com bastante influência de AOR e incursões pelo rock progressivo. Os arranjos pomposos e as melodias seguem sendo executadas com perfeição. Chega ao ponto de, em alguns momentos, poder até soar frio demais para quem é adepto do feeling. Porém, não dá para negar que a musicalidade é soberba em cada nota tocada.

Leia também:  Tradição e vanguarda dão o tom do Pearl Jam em “Dark Matter”

E apesar de contar com instrumentistas diferenciados, como o mais que conhecido Dennis Ward (Pink Cream 69, Unisonic, produtor do Angra e tantos outros) no baixo, o grande destaque vai mesmo para o já citado Bob Catley. É impressionante lembrar que o cantor já está com 74 anos e consegue interpretar as canções com clareza e profundidade ímpares. Poucos de sua geração ainda conseguem oferecer uma performance nesse nível.

Vale conferir a abertura com a faixa-título, a quase prog metal “All I Believe In” e “That Freedom Word”, com suas alternâncias rítmicas que a colocam como o grande momento da tracklist. “The Monster Roars” tem tudo para agradar quem já conhece o Magnum e até mesmo quem está disposto a embarcar na viagem a partir de agora. Mas fica o alerta: não espere peso exacerbado ou sons mais agitados.

Leia também:  Tradição e vanguarda dão o tom do Pearl Jam em “Dark Matter”

Ouça “The Monster Roars” a seguir, via Spotify, ou clique aqui para conferir em outras plataformas digitais.

Magnum – “The Monster Roars”

  1. The Monster Roars
  2. Remember
  3. All You Believe In
  4. I Won’t Let You Down
  5. The Present Not The Past
  6. No Steppin’ Stones
  7. That Freedom Word
  8. Your Blood Is Violence
  9. Walk The Silent Hours
  10. The Day After The Night Before
  11. Come Holy Men
  12. Can’t Buy Yourself Heaven

O álbum está na playlist de lançamentos do site, atualizada semanalmente com as melhores novidades do rock e metal. Siga e dê o play!

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentosMagnum se mantém fiel à sua proposta bem-sucedida em “The Monster Roars”
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades