Por que engenheiro de Michael Jackson não quis gravar Eddie Van Halen em “Beat It”

Bruce Swedien, que nos deixou em 2020, disse em antiga entrevista que lendário guitarrista tocava em volume alto demais para seus ouvidos

Falecido em 16 de novembro de 2020, o engenheiro de som Bruce Swedien foi peça fundamental no sucesso de “Thriller”, álbum de Michael Jackson que se transformou no mais vendido de todos os tempos. Porém, não esteve presente em um dos momentos históricos das gravações, quando Eddie Van Halen emprestou sua guitarra ao futuro clássico “Beat It”.

Em 2009 ele explicou o curioso motivo ao Future Music.

“O solo de Eddie é o ponto alto da faixa. Estava no estúdio A com Michael e Quincy (Jones, produtor) enquanto ele gravou no estúdio B. Quando entrei, ele estava aquecendo e precisei sair. Era muito alto, não podia submeter meus ouvidos àquele volume. Então, não participei da gravação, deixei com o engenheiro dele. Só fiz a mixagem depois”.

- Advertisement -
Leia também:  Steelheart teria feito mais sucesso se chegasse em 1985, diz Miljenko Matijevic

A colaboração de Eddie Van Halen

Terceiro single lançado para promover o disco, “Beat It” vendeu mais de 7 milhões de cópias. Chegou ao topo da parada americana, além de figurar no Top 10 de outros treze charts.

Reza a lenda que Eddie Van Halen gravou o solo de graça para retribuir um favor ao produtor Quincy Jones. A passagem foi registrada em menos de 30 minutos, sem muitos ensaios.

Curiosamente, os colegas de Eddie no Van Halen não gostaram da iniciativa, pois não queriam que o guitarrista se envolvesse com outros projetos. Além disso, Michael Jackson ainda não era tão famoso enquanto artista solo – e foi justamente com este álbum que ele estourou de vez.

Leia também:  As músicas com riffs de guitarra mais pesquisados, segundo estudo

Michael Jackson e Thriller

Estima-se que “Thriller” tenha quase 70 milhões de cópias comercializadas até hoje. Passou 37 semanas no topo da parada Billboard 200 e recebeu 12 indicações ao Grammy, faturando 8 estatuetas.

O trabalho também quebrou barreiras raciais, com Jackson se tornando o primeiro artista negro a ter um videoclipe veiculado na MTV (mais de um ano após o lançamento da emissora). Além disso, foi homenageado na Casa Branca pelo então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que engenheiro de Michael Jackson não quis gravar Eddie Van Halen...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades