Don Wilson, guitarrista do The Ventures, morre aos 88 anos

Músico era o único integrante ainda vivo da formação original da banda, famosa por ajudar a popularizar a guitarra elétrica e a surf music

Don Wilson, guitarrista e membro fundador do The Ventures, morreu no último sábado (22) aos 88 anos. A informação foi confirmada pela família, que se limitou a citar causas naturais como motivo.

Ele era o único membro da formação original da banda ainda vivo, assim como do line-up que gravou o clássico “Hawaii Five-O” em 1969. Estava aposentado desde 2015. Foi induzido ao Rock and Roll Hall of Fame com seus colegas em 2008.

Diz a nota dos quatro filhos:

“Nosso pai foi um guitarrista rítmico incrível, que emocionou pessoas de todo o mundo com sua banda, The Ventures. Ele terá seu lugar na história para sempre, tendo sido muito amado e apreciado. Sentiremos sua falta.”

Don Wilson e The Ventures

Don Wilson fundou o The Ventures com seu amigo Bob Bogle, baixista e guitarrista solo, em 1958. Dois anos mais tarde, alcançaram fama internacional com a música “Walk, Don’t Run”.

São creditados como fundamentais na popularização da guitarra elétrica, sendo pioneiros no uso de pedais de efeitos e do formato de doze cordas, além de importantes no desenvolvimento da chamada surf music. Com mais de 100 milhões de discos comercializados, são os artistas mais vendidos de todos os tempos no segmento da música instrumental.

A banda segue na ativa até hoje, com uma formação cujo membro mais antigo é o baterista Leon Taylor, que entrou em 1996. O grupo ainda faz muito sucesso no Japão, onde possui uma base fiel de admiradores.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados
Total
49
Share