A modelo e atriz Tawny Kitaen foi figura preponderante no sucesso do Whitesnake. Casada com David Coverdale entre 1989 e 1991, ela foi estrela dos videoclipes da banda em sua fase de maior popularidade, obtida com os álbuns “1987” e “Slip of the Tongue”.
Antes mesmo da glória, Tawny segurou as pontas do frontman em momentos de crise. Chegou a ajudá-lo financeiramente até que ele se restabelecesse.
- David Coverdale tinha dívida milionária antes de 1987, do Whitesnake
- A demissão em massa que quase acabou com o Whitesnake em 1982
Em maio último, Tawny faleceu aos 59 anos, devido a problemas cardíacos. Ela deixou duas filhas, frutos do casamento com o jogador de beisebol Chuck Finlay, entre 1997 e 2002.
Perguntado pelo Talkin’ Rock With Meltdown (com transcrição do Ultimate Classic Rock), Coverdale contou como reagiu ao receber a notícia.
“Recebi uma mensagem de texto tarde da noite e pensei: ‘meu Deus’. Realmente, para ser honesto, não tínhamos comunicação por mais de 30 anos. Eu investi profundamente, e continuo investindo, em meu casamento com Cindy. Acho que teria sido diferente se Tawny e eu tivéssemos um filho, mas não tivemos. Enviei minhas condolências à família e amigos dela, além de redigir uma modesta declaração pública porque realmente não era minha função fazer mais nada.”
Importância para o Whitesnake
Ainda durante a entrevista, David Coverdale reconheceu a influência de Tawny Kitaen no sucesso de sua banda, especialmente em um momento da indústria onde o visual passou a ser tão importante quanto a música.
“Ela virou sinônimo de Whitesnake graças à MTV, com sua icônica e incrível beleza que chamou tanta atenção para minhas canções. As pessoas assistiam os vídeos e pensavam ‘meu Deus, ela é linda’. Logo depois diziam ‘uau, as músicas também não são ruins’. Então, sua morte foi um choque, sem dúvidas. Ao mesmo tempo, na minha idade, é cada vez mais comum ver as pessoas indo embora. De qualquer modo, minha filosofia é sempre seguir em frente.”
Tawny Kitaen e Ratt
Antes de casar com David Coverdale, Tawny Kitaen teve um relacionamento com Robbin Crosby, guitarrista do Ratt falecido em 2002. Os dois se conheceram quando tinham entre 15 e 16 anos e ela chegou a aparecer na capa de “Out of the Cellar”, álbum de estreia da banda.
Em entrevista ao SleazeRoxx ano passado, ela declarou que Robbin havia sido o grande amor de sua vida, lamentando que seus caminhos tenham se separado.