O que diz mulher que inspirou “Brown Sugar” sobre Rolling Stones tirarem música dos shows

Faixa foi removida dos repertórios da banda devido à sua letra, com referências à escravidão

A agora controversa música “Brown Sugar”, dos Rolling Stones, foi feita com inspiração em uma mulher: Claudia Lennear. A cantora fez parte do grupo The Ikettes e namorava o vocalista Mick Jagger à época da composição.

A faixa, que se tornou um grande hit, foi retirada do repertório da mais recente turnê dos Stones por conta das referências à escravidão. Apesar de deixar claro que a canção explicita os horrores da situação, a banda preferiu não entrar em polêmicas no momento.

- Advertisement -

Claudia, por sua vez, revelou seu ponto de vista em bate-papo com a Spin.

“As pessoas estão perdendo um momento histórico do rock and roll com a ausência de ‘Brown Sugar’. Sou uma pessoa sensível ao sofrimento alheio, mas quando se trata de licença poética, deixo rolar. Ela tem um ótimo riff e melodia. Keith Richards toca essas duas primeiras notas, todos ficam de pé, batem palmas, dançam e cantam. Quando a ouço, meu primeiro pensamento é: ‘viva os Rolling Stones’.”

Curiosamente, Claudia se incomodou mais com a única música da qual participou na história da banda: “Star Star”. A faixa do álbum “Goats Head Soup”, de 1973, aborda a relação de astros do Rock com groupies. Lennear declarou ter aceitado participar das sessões “apenas de um ponto de vista profissional”.

Leia também:  As músicas com riffs de guitarra mais pesquisados, segundo estudo

Rolling Stones e Brown Sugar

Lançada no álbum “Sticky Fingers” (1971), “Brown Sugar” toca em temas polêmicos, que vão desde o vício em heroína (o “açúcar marrom” é uma óbvia referência à droga) até os abusos sofridos pelos escravizados, especialmente mulheres, que eram levados da África à América. Tudo é apresentado de forma sutil e tem como pano de fundo alguns relacionamentos de Jagger com negras.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO que diz mulher que inspirou “Brown Sugar” sobre Rolling Stones tirarem...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades