Da esquerda para a direita: John Brahn, Ringo Starr e Suresh Joshi (foto: Museu dos Beatles de Liverpool)

Música gravada por George Harrison e Ringo Starr em 1968 é encontrada em sótão; ouça

Integrantes dos Beatles se ofereceram para tocar em “Radhe Shaam” enquanto jornalista preparava trilha sonora de documentário

Um registro de George Harrison e Ringo Starr há muito perdido foi encontrado em um sótão de Birmingham, Inglaterra. “Radhe Shaam” foi gravada originalmente em 1968 no Trident Studios em Londres, onde os Beatles estavam trabalhando no clássico “Hey Jude”.

O locutor e jornalista Suresh Joshi também estava no local, preparando a trilha sonora de um documentário, quando guitarrista e o baterista se ofereceram para tocar na música. Joshi tinha uma relação próxima com Harrison, cuja viagem à Índia no início daquele ano abriu os olhos para a música e a cultura indianas, e depois o apresentou ao lendário músico Ravi Shankar.

Também participa de “Radhe Shaam” o músico clássico indiano Aashish Khan, que contribuiu para o álbum “Wonderwall Music”, de George. Ouça a música a seguir.

A fita master de “Radhe Shaam” foi encontrada no sótão da casa de Suresh Joshi, depois que um vizinho telefonou para ver como ele estava durante o lockdown. A conversa se voltou para os Beatles e veio a lembrança.

Resgatada, restaurada e digitalizada, a faixa teve sua primeira exibição pública no Museu dos Beatles, em Liverpool. Em declaração ao Liverpool Echo, o curador do local, Paul Parry, analisou o valor histórico do documento.

“É absolutamente incrível. A bateria e a guitarra representam inconfundivelmente o trabalho de ambos.”

Joshi explicou à publicação o que ocasionou a demora para publicação da música, que terá seus lucros doados a instituições de caridade.

“O tempo tinha passado, os Beatles estavam se separando e tinham vários problemas, então ninguém queria lançar. Agora ela terá o tratamento que merece. Acredito que George gostaria que todos tivessem acesso. Espero que os fãs gostem.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados
Total
3
Share