“Não aceitaremos ameaça”, dizem Thiago e Marcão sobre briga com filho de Chorão

Guitarristas do Charlie Brown Jr deixaram turnê que celebraria legado da banda sob gerência de Alexandre Abrão e montaram tour própria com músicos envolvidos no projeto anterior

Thiago Castanho e Marcão Britto, guitarristas do Charlie Brown Jr, voltaram a se manifestar, na noite desta segunda-feira (2), sobre o rompimento com Alexandre Abrão. Os músicos sairiam em turnê com um projeto gerenciado pelo filho de Chorão, que celebraria o legado da banda e do falecido vocalista, mas abandonaram a iniciativa para realizar uma tour própria e fizeram acusações contra o herdeiro do cantor.

Uma nota divulgada pelo perfil oficial do Charlie Brown Jr no Instagram, que é gerido por Alexandre, fez com que Thiago e Marcão se pronunciassem desta vez. Os guitarristas negam estar em busca do nome Charlie Brown Jr e afirmam que estão sendo “ameaçados e coagidos” por representantes do filho de Chorão.

“A página ‘oficial’ do Charlie Brown Jr postou hoje uma NOTA. Está lá para vocês verem a veracidade dos fatos que expomos na semana passada, estamos sendo ameaçados e coagidos!

Fora o fato do herdeiro sanguíneo e administradores da página desmerecerem não só o nosso projeto, mas também de toda e qualquer homenagem a NOSSA BANDA, inclusive dos fãs que fazem cover e tributos, que tocam nossas músicas, mantendo vivo o nosso legado, fazendo celebrações e eternizando toda a nossa história!”

- Advertisement -

Os músicos declaram que não há registro do nome Charlie Brown Jr enquanto marca, o que impediria qualquer tentativa de barrar a turnê que eles farão juntos dos bateristas Bruno Graveto e André Pinguim Ruas e do baixista Heitor Gomes, que fizeram parte da banda no passado, além do vocalista Egypcio, ex-Tihuana.

“Diferente do que foi contado, NÃO se trata de querermos o nome, mesmo sabendo que ele não pertence a essas pessoas! Vale lembrar que não existe o registro do nome Charlie Brown Jr no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), o que assim não dá direito a ninguém se dizer dono de tal ‘marca’ como no texto é mencionado.

Não iremos aceitar ameaças e coações da empresa e representantes ligados ao Alexandre, filho do Chorão. Temos o direito de tocar nossas músicas com quem e como a gente quiser!”

O comunicado na íntegra está disponível no Instagram.

O que diz a nota do filho de Chorão

Horas antes, Alexandre Abrão havia se manifestado por meio das redes sociais oficiais do Charlie Brown Jr a respeito das saídas dos guitarristas Thiago Castanho e Marcão Britto do tributo que seria feito à banda e a seu falecido vocalista. Os músicos deixaram o projeto, que seria chamado “Chorão 50”, após divergências com Abrão.

A nota, assinada apenas como “Equipe CBJr” e compartilhada também no perfil pessoal de Alexandre, lamenta que a saída dos guitarristas “tenha sido anunciada com tantos ataques, mentiras e rumores nas redes sociais”. A página deseja “nada mais do que sucesso” nos trabalhos dos músicos, mas declara que “não será amparada nem admita qualquer tentativa de se tomar à força o nome e os projetos do Charlie Brown Jr”.

“A conduta desleal vista nos últimos dias e as manifestações ofensivas publicadas na internet são o resultado de manobras irresponsáveis incentivadas por pessoas que pretendem valer-se de acusações falsas para iniciar a promoção de um projeto CBJr paralelo, desrespeitando o legado, os direitos e a memória de Chorão. Isso jamais será aceito, seja de quem for.”

O texto agradece pelas mensagens de apoio e diz que “divulgações não autorizadas sobre celebrações e perfis paralelos não representam o Charlie Brown Jr”. O conteúdo faz menção à turnê que Thiago e Marcão anunciaram, com outros ex-integrantes do Charlie Brown Jr que também estavam envolvidos com a turnê “Chorão 50”, com o nome C. Brown Jr.

Leia também:  Best of Blues and Rock 2024 terá Zakk Sabbath, Joe Bonamassa e mais

O rompimento

No último dia 24 de outubro, Thiago Castanho e Marcão Britto anunciaram em nota conjunta que não participariam da turnê “Chorão 50”, nem de “qualquer outro projeto que esteja vinculado ao Alexandre, filho do Chorão, e suas empresas”. Os músicos afirmam que “o ego, a vaidade e a ganância falaram mais alto que uma parceria coerente e honesta”.

“Não concordamos com atitudes imaturas e irresponsáveis de quem diz estar a frente do negócio, o mesmo que provoca e debocha de pessoas e importantes veículos de comunicação, fazendo respingar sujeira na imagem de todos que estavam ali e inclusive na memória do Chorão.”

Os dois músicos, que foram os únicos guitarristas a tocar nos discos do Charlie Brown Jr, apontaram que “várias transações” foram feitas sem o conhecimento deles e disseram que faltou transparência por parte de Alexandre Abrão. Eles alegam ainda que o filho de Chorão tenta apagar a história dos demais músicos do CBJr – inclusive nas redes sociais oficiais da banda, onde são feitas apenas publicações relacionadas ao vocalista, falecido em 2013.

“Chorão nunca fez carreira solo e apesar da existência de todos os discos que gravamos e sermos também os compositores da grande maioria das músicas, essa pessoa e seus representantes estão alegando que nunca fomos integrantes da banda, menosprezando o valor da nossa arte e ignorando toda a nossa história.

Independente dos desentendimentos que rolaram nos 21 anos que estivemos juntos, compartilhando deste sonho, ele era um cara que com todo seu talento sabia reconhecer o valor dos que estavam ali com ele. Era muito diferente do que vem sendo contado por aí agora, inclusive pelas redes sociais do Charlie Brown Jr (que não nos representam), tentando transformar de forma velada o CBJr em uma banda de um homem só, escondendo nossa imagem, nossa importância na construção e criação do que vocês conhecem como a banda.”

Leia também:  Korn, Gojira e Spiritbox anunciam turnê norte-americana na época do Knotfest Brasil

Sobre o novo projeto, eles anunciaram:

“Apesar do reconhecimento da banda ter se expandido até fora do país, Charlie Brown, legalmente, é um importante personagem de uma grande empresa americana. Então, para realizarmos essa turnê, em 2022 sairemos na estrada com o ‘C. Brown Jr – Tour Celebração 30 anos’. Juntos com vocês, que são os que nos movem, e com todo respeito que temos aos nossos brothers que não estão mais aqui com a gente, vamos manter vivo esse legado… e dessa vez deixa a história ser contada por quem realmente viveu ela.”

Outros músicos do Charlie Brown Jr envolvidos

Dias após Thiago Castanho e Marcão Britto anunciarem o rompimento com o projeto de Alexandre Abrão, foi criado um perfil nas redes sociais para a turnê do C. Brown Jr. A foto da página traz todos os músicos que estavam envolvidos com a tour “Chorão 50” – os bateristas Bruno Graveto e André Pinguim Ruas e o baixista Heitor Gomes, que fizeram parte do Charlie Brown Jr no passado, além do vocalista Egypcio, ex-Tihuana, junto dos guitarristas.

https://www.instagram.com/p/CVeLyyzDndu/

Graveto, Ruas, Gomes e Egypcio não se manifestaram publicamente sobre a mudança. A nota de esclarecimento publicada pelo perfil oficial do Charlie Brown Jr, gerenciado por Abrão, também não os cita: apenas Thiago e Marcão foram mencionados.

Os integrantes da turnê C. Brown Jr – 30 anos

  • Thiago Castanho, guitarrista e membro da banda de 1992 a 2001 e de 2005 até o fim, em 2013;
  • Marcão Britto, guitarrista e membro da banda de 1992 a 2005 e de 2011 até o fim, em 2013;
  • Bruno Graveto, baterista e membro da banda de 2008 até o fim, em 2013;
  • André Pinguim Ruas, baterista e membro da banda de 2005 a 2008;
  • Heitor Gomes, baixista e membro da banda de 2005 a 2011;
  • Egypcio, vocalista de outra banda, o Tihuana, de 1999 a 2017.
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotícias"Não aceitaremos ameaça", dizem Thiago e Marcão sobre briga com filho de...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades