Como foi formado o Mr. Big, banda que quase teve Steve Stevens e Gregg Bissonette

Projeto foi pensado como supergrupo desde o início, mas resultado poderia ter sido diferente com outros músicos e difícil adaptação de Eric Martin

Eric Martin nos vocais, Paul Gilbert na guitarra, Billy Sheehan no baixo e Pat Torpey na bateria. Salvo por uma passagem de Richie Kotzen nas seis cordas – e Matt Starr segurando as baquetas nas últimas turnês em substituição ao titular impossibilitado pelo Parkinson que o vitimou –, a formação do Mr. Big sempre esteve na ponta da língua dos fãs. Porém, a situação quase foi bem diferente.

Ao contrário do que acontece com a maioria, a banda foi formada com o intuito de ser um supergrupo desde a concepção. Acompanhado do empresário e produtor Mike Varney, da Shrapnel Records – reconhecida como berço dos shredders, guitarristas virtuosos que dominaram o cenário oitentista –, Billy Sheehan recrutou Eric Martin já de saída. Só que os outros nomes do quarteto seriam o guitarrista Steve Stevens, famoso pela parceria de décadas com Billy Idol, e o baterista Gregg Bissonette, parceiro de Sheehan no grupo de David Lee Roth.

- Advertisement -
Leia também:  Steve Harris revela o curioso segredo físico para seu som de baixo

Após alguns desacertos, Paul Gilbert e Pat Torpey preencheram as vagas e o Mr. Big refinou sua proposta musical no arena rock com pegada blueseira e exibicionismo técnico sem deixar que a melodia ficasse de lado. Oriundo do AOR com influências de soul music e R&B, Eric Martin confessou à Classic Rock Magazine ter estranhado os primeiros passos.

“Ainda era novo para o estilo. Sentia-me um camaleão. Não queria apenas cantar rock convencional. Sempre teria meu soul para adicionar, mesmo se os caras falassem: ‘ei, Otis Redding, simplifica’.”

Mr. Big e a fama com “To Be With You”

O primeiro álbum, homônimo e lançado em 1989, foi composto em cerca de uma semana. Apesar de bastante apreciado pelos fãs, a coisa engrenaria de vez apenas com o segundo, “Lean Into It“, de 1991.

Leia também:  Como “Doolittle” fez Pixies chegar ao ápice sonoro e às paradas

A principal responsável foi a balada voz-e-violão “To Be With You”, única música de toda a carreira da banda a chegar ao topo da parada de singles americana, feito repetido em outros onze países. E que, obviamente, trouxe consequências para o bem e o mal, como destacou o cantor.

“O estouro de ‘To Be With You’ foi uma bênção e, ao mesmo tempo, uma maldição. Passamos o resto da carreira sendo pressionados para repetir o sucesso. Mas não é o tipo de coisa que se decide fazer, simplesmente acontece.”

Gozando de gigantesca popularidade no Japão, o Mr. Big se separou em 2002, retornando sete anos mais tarde. Após mais três discos de estúdio e registros ao vivo, o falecimento de Pat Torpey em 2018 colocou planos futuros em compasso de espera até segunda ordem.

Paul Gilbert já aponta que a banda não deve voltar, conforme revelado em entrevista a IgorMiranda.com.br.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo foi formado o Mr. Big, banda que quase teve Steve Stevens...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades