Lizzie Bravo, brasileira que gravou com os Beatles, morre aos 70 anos

Com apenas 17 anos, ela colaborou com backing vocals da música "Across the Universe", no álbum "Let It Be"

Morreu na noite da última segunda-feira (4), aos 70 anos, a cantora e fotógrafa carioca Lizzie Bravo. Ela é conhecida por ter sido a única brasileira a gravar com os Beatles.

A colaboração com a lendária banda foi com backing vocals, no coro da canção “Across the Universe”, presente no álbum “Let It Be” (1970). A artista também trabalhou com grandes nomes da MPB, construindo sua carreira musical em estúdio.

- Advertisement -

A notícia do falecimento de Lizzie Bravo veio através da filha, a também cantora Mayra Bravo, em publicação nas redes sociais compartilhada pelo site G1. A cantora e fotógrafo veio a óbito enquanto se recuperava de uma cirurgia cardíaca, realizada em decorrência de um problema congênito.

Nascida Elizabeth Villas Boas Bravo, a artista adotou o apelido Lizzie por conta da música “Dizzy, Miss Lizzy”, original de Larry Williams e regravada pelos Beatles no álbum “Help!” (1965). Foi o amor pela banda que a fez viajar até Londres com apenas 17 anos. Na ocasião, ela passou alguns dias frequentando o estúdio Abbey Road, onde o quarteto trabalhava no que viria a ser “Let It Be”.

Lizzie Bravo e Beatles: do Rio a Abbey Road

Lizzie Bravo, em Londres, no fim da década de 1960 (foto: reprodução)

A aventura vivenciada por Lizzie Bravo rendeu um livro, intitulado “Do Rio a Abbey Road”, lançado em 2015 e com segunda edição e tradução para inglês prevista para este ano. Na obra, ela conta que Paul McCartney a encontrou junto de outras garotas que aguardavam no local. O músico procurava duas delas que pudessem sustentar notas agudas em uma gravação vocal.

Leia também:  Felipe Machado homenageia Pit Passarell: “você era o verdadeiro gênio”

Lizzie e uma amiga inglesa foram escolhidas e puderam ter acesso ao estúdio onde Paul, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr trabalhavam no então novo disco. Em entrevista ao jornal O Globo, em 2016, ela narrou a experiência:

“Estavam os quatro Beatles lá dentro, mais a equipe técnica e o George Martin (produtor). Todos nos cumprimentaram e já estavam bem familiarizados conosco. Paul tocou a música no piano e disse que tínhamos que cantar bem agudo.”

Carreira

Lizzie, em retrato recente (foto: reprodução)

Depois de gravar com os Beatles, Lizzie Bravo fez carreira como musicista de estúdio. Trabalhou com nomes como Alceu Valença, Alcione, Caetano Veloso, Djavan, Elba Ramalho, Ivan Lins, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Roberto Carlos, Zé Ramalho, entre outros.

Ela também foi casada com o cantor Zé Rodrix entre os anos de 1970 e 1972, com a filha Mayra sendo fruto da união. Atuou ainda como fotógrafa, com algumas de suas imagens ilustrando capas e encartes de álbuns da MPB.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasLizzie Bravo, brasileira que gravou com os Beatles, morre aos 70 anos
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades