O Metallica foi uma das atrações do festival Louder Than Life, realizado nos Estados Unidos no último fim de semana. Foram duas apresentações feitas pela banda – e a segunda merece destaque, pois trouxe um repertório com todas as músicas de seu álbum homônimo de 1991, também conhecido como “Black Album”.
Na ocasião, o disco foi tocado na íntegra. A única diferença é que a ordem das músicas foi executada de forma invertida – ou seja, a última faixa do trabalho foi trazida para o início e o hit “Enter Sandman”, que abre o álbum, ficou para o fim.
Na primeira noite, ainda na sexta-feira (24), o Metallica dividiu o palco com nomes como Rise Against, Gojira, Jane’s Addiction e Killswitch Engage e apostou em um repertório mais convencional, com 16 músicas que cobrem boa parte de sua carreira. A faixa escolhida para abertura foi “Whiplash”, da mesma forma que eles fizeram no show surpresa realizado em San Francisco, dias antes.
Já na segunda noite, no domingo (26), o público foi surpreendido com a execução do “Black Album” na íntegra. A performance começou com “Hardwired”, “The Four Horsemen” e “Welcome Home (Sanitarium)”, faixas de outros discos, antes da banda tocar “The Struggle Within” e passar por vários hits, como “Sad But True”, “Nothing Else Matters” e a já mencionada “Enter Sandman”. Para o bis, ainda foram tocadas “Blackened” e “Creeping Death”, de outros trabalhos.
Vale destacar que esta não é a primeira vez que o Metallica toca o “Black Album” na íntegra. Em 2012, a banda fez uma turnê pela Europa para celebrar os 20 anos do disco em questão – também com a ordem invertida em comparação ao álbum.
Na época, o baterista Lars Ulrich explicou a inversão, dizendo que o objetivo era deixar músicas mais famosas, como “Sad But True” e “Enter Sandman”, para o final.
Atualmente, o Metallica celebra os 30 anos do “Black Album” com um relançamento luxuoso e a coletânea “The Metallica Blacklist”, que conta com versões de mais de 50 artistas para as músicas do disco.
Veja, a seguir, vídeos e repertórios completos dos shows do Metallica no festival Louder Than Life.
Metallica no Louder Than Life
Primeira noite:
- Whiplash
- Ride the Lightning
- Harvester of Sorrow
- Cyanide
- The Memory Remains
- One
- Now That We’re Dead
- Moth Into Flame
- No Leaf Clover
- For Whom the Bell Tolls
- Whiskey in the Jar
- Fade to Black
- Master of Puppets
- Battery
- Fuel
- Seek & Destroy
Segunda noite (“Black Album” na íntegra, com a ordem ao contrário):
- Hardwired
- The Four Horsemen
- Welcome Home (Sanitarium)
- The Struggle Within
- My Friend of Misery
- The God That Failed
- Of Wolf and Man
- Nothing Else Matters
- Through the Never
- Don’t Tread on Me
- Wherever I May Roam
- The Unforgiven
- Holier Than Thou
- Sad but True
- Enter Sandman
- Blackened
- Creeping Death
“Enter Sandman”
“Sad But True”
“The Unforgiven”
“My Friend of Misery”
“Blackened”/”Creeping Death”