Não é segredo que o Kiss foi projetado para ser uma espécie de grupo de super-heróis do rock. Dessa forma, era quase obrigatório que eles tivessem suas próprias histórias em quadrinhos.
Como não poderia deixar de ser, o grande entusiasta das HQs da banda sempre foi o vocalista e baixista Gene Simmons. Em entrevistas, ele já disse que é o único integrante que gosta das clássicas revistas.
Ao longo dos anos, o grupo teve diversas HQs entre obras licenciadas e não-licenciadas. Os músicos trabalharam com algumas das maiores editoras do segmento, como a Dark Horse Comics, Image Comics, Archie Comics e até a Marvel, a primeira editora a publicar uma HQ do Kiss, com direito a crossovers com os famosos heróis da empresa.
Dando o sangue para a Marvel
A estreia do Kiss nos quadrinhos se deu em 1977, na Marvel. Porém, não com uma história própria.
Antes de ter uma HQ própria, a banda apareceu em duas edições de Howard, o Pato, personagem conhecido pela pegada cômica que faz parte do mesmo universo dos heróis mais famosos da editora.
Depois disso, mas ainda no mesmo ano, a banda ganharia sua história particular, na série “A Marvel Comics Super Special”.
Era a primeira vez desde os Beatles que um grupo musical se tornava protagonista de uma edição desta linha. Como parte da campanha de marketing da HQ, os quatro músicos do grupo tiveram sangue coletado e misturado na tinta vermelha que seria usada na impressão das revistas, ainda na fábrica de tintas, situada em Nova York.
Uma segunda edição do especial da Marvel foi lançada em 1978, mas sem muita divulgação.
Em 1995, a editora relançaria as duas HQs em uma edição chamada “Kiss Classics”. No ano seguinte, comemorando a reunião da formação original e a volta das maquiagens, outra revista, “Kissnation”, seria disponibilizada, contendo uma história onde a banda conhecia alguns membros dos X-Men.
“Kiss Classics” (1995) “Kissnation” (1996)
Psycho Circus, Dark Horse, IDW e mais
As próximas HQs licenciadas da banda viriam em 1998, com o lançamento do álbum “Psycho Circus”. A temática circense do disco deu o tom para uma série de produtos de merchandising, incluindo games e os próprios quadrinhos.
Desta vez, as revistas foram lançadas pela Image Comics. Todd McFarlane, criador da editora e autor de personagens como Spawn, foi o encarregado das 5 edições principais, cuja história foi encerrada em 2000.
A próxima série de quadrinhos do grupo começou a ser produzida em 2002, pela Dark Horse Comics. Intitulada apenas “Kiss”, a produção contou com 13 edições, até 2004, e trouxe os talentos de Joe Casey, artista responsável também por HQs dos X-Men.
Em 2007, quem assumiu foi a Platinum Studios, agora com uma divisão voltada apenas para as HQs da banda. A empresa lançou uma série chamada “Kiss 4K”, com histórias paralelas de antigos portadores dos poderes da banda – cada um deles ganhou uma edição -, além de uma webcomic que completava a história.
Os quadrinhos do grupo ainda passariam pela IDW Comics, onde a banda ganhou séries solo e um crossover com “Marte Ataca”, além do título “Kiss Kids”, onde os membros da banda eram representados como crianças. Outro crossover aconteceu na Archie Comics, com o quarteto encontrando personagens da própria editora.
Atualmente
A atual detentora dos direitos do Kiss nos quadrinhos é a empresa Dynamite Entertainment, que tem parceria com a banda desde 2016.
Além das HQs solo, o grupo fez um crossover com a heroína da editora Vampirella. Novas histórias continuam sendo publicadas periodicamente.
Não-licenciadas
Com a estreia do Kiss nos quadrinhos em 1977, algumas editoras menores chegaram a publicar histórias não-licenciadas da banda.
Conhecendo Gene Simmons e seu rigor no que inclui direitos autorais, foi uma surpresa quando a a já encerrada empresa Revolutionary Comics foi apoiada por ele, mesmo sem ter permissão real para publicar as HQs.
O vocalista e baixista chegou a aparecer em vídeos e na contracapa do álbum “Alive III” (1993) usando camisetas das séries “Hard Rock Comics” e “Rock’n’ Roll Comics”, feitas pela Revolutionary com inspiração no grupo. Tanto ele quanto o guitarrista e também cantor Paul Stanley chegaram a conceder entrevistas para a editora, que também adaptou o conceito do disco “Music From The Elder” (1981) para uma HQ – esta foi publicada apenas dentro de uma revista, a Metal Edge Magazine.
Lista: os quadrinhos do Kiss
Levantamento com títulos oficiais e não-oficiais.
Marvel
- Howard the Duck #12: “Mind-Mush!” (Maio de 1977)
- Howard the Duck #13: “Rock, Roll Over and Writhe!” (Junho de 1977)
- A Marvel Comics Super Special #1: A Marvel Comics Super Special!: Kiss (1977)
- A Marvel Comics Super Special #5: A Marvel Comics Super Special!: Kiss (1978)
- Kiss Classics (1995)
- Kissnation (1996)
Revolutionary Comics
- Rock ‘N’ Roll Comics #9 (Março de 1990)
- Hard Rock Comics #5: “Kiss: Tales from the Tours” (Junho de 1992)
- Kiss Pre-History #1–3 (Outono de 1993)
Image Comics
- Kiss Special Wizard Edition (uma edição, Wizard, 1998)
- Kiss: Psycho Circus Comic Magazine (cinco edições, McFarlane/Medina/Image, 1999)
- Quatro trade paperbacks: Psycho Circus, Destroyer, Whispered Scream! e Leg & Nigh!
Dark Horse
- Quatro trade paperbacks: Rediscovery, Return of the Phantom, Men and Monsters e Unholy War
Harper Design
- Coleção Kiss Kompendium (2009)
Platinum Studios
- 4K Preview Issue (edição limitada)
- Legends Never Die Story Arc (10 edições)
- Kissmas Special (Natal de 2007)
- Webcomic Casanova/Starchild: “Tonight You Belong To Me”, “Love’s A Deadly Weapon” & “Partners In Crime”
- Webcomic Yoshiee/Chikara: “Almost Human” & “Lonely Is The Hunter”
- Webcomic Constantine/Celestial: “War Machine” & “Strange Ways”
- Webcomic Shaka/The Demon: “Childhood’s End” & “I Walk Alone”
- Webcomic Christmas Special: “Let It Snow, Rock & Roll!”
- The Art of Kiss 4K (box set)
Archie Comics
- Archie Meets Kiss (2011)
IDW Publishing
- Kiss (oito edições, a partir de 2012)
- Trade paperbacks: Greatest Hits, compilando quadrinhos antigos, incluindo os da Marvel (seis edições)
- Mars Attacks: Flaming Youths (uma edição, 2013)
- Kiss Solo (quatro edições, 2013)
- Kiss Kids (quatro edições, 2013)
Dynamite Entertainment
Kiss (estreia em 2016, ainda em publicação)
Kiss: The Demon (quatro edições, 2017)
Kiss/Vampirella (cinco edições, 2017)
Kiss: Blood and Stardust (três edições, 2018)
Kiss: The End (cinco edições, 2019)
Kiss: Zombies (cinco edições, 2020)
Kiss: Phantom Obsession (estreia em 2021, ainda em publicação)
* Lista retirada da Wikipédia e atualizada pelo site.
** Texto desenvolvido em parceria por André Luiz Fernandes e Igor Miranda. Pauta e edição geral por Igor Miranda; redação e apuração adicional por André Luiz Fernandes.
Faltaram vocês dizerem que tem duas hqs do Kiss atuais desenhadas por dois brasileiros: Daniel HDR e Rodney Buchemi – essa do Rodney tem cores de um brasileiros também XD
No filme anmado Scooby-Doo! and Kiss: Rock and Roll Mystery (2015) há uma forte influência dos quadrinhos do Jack Kirby, o grupo havia aparecido antes em um episódio de O Que Há de Novo Scooby Doo?: A Scooby-Doo Halloween, lançado em 25 de outubro de 2003.