O guitarrista Eric Clapton, notório nos últimos tempos por suas declarações negacionistas da pandemia e da vacina contra Covid-19, fez um show em local que exigia um comprovante de vacinação por parte do público. Anteriormente, ele garantiu que não tocaria em qualquer ambiente que condicionasse o documento à entrada.
Clapton apresentou-se, no último sábado (18), em um local chamado Smoothie King Center, em Nova Orleans, nos Estados Unidos. Obedecendo a leis estaduais, a casa de eventos exige comprovante de pelo menos uma dose da vacina contra Covid-19 para o público e colaboradores. Também é obrigatório o uso de máscara quando não se está comendo ou bebendo, entre outras normas de segurança.
Em julho, o Reino Unido determinou que as casas de shows no país deveriam, obrigatoriamente, solicitar o documento ao público – o que fez Eric Clapton manifestar-se contra a medida. Por meio de um canal no Telegram de um ativista antivacina, o músico garantiu que iria cancelar shows onde essa regra fosse imposta.
Embora não tenha sido no Reino Unido, o guitarrista acabou por quebrar a promessa. Veja o que ele disse na ocasião:
“Após o anúncio do primeiro-ministro, me senti na obrigação de fazer um anúncio próprio. Quero dizer que não tocarei em nenhum palco onde houver esse tipo de discriminação na plateia. A não ser que haja provisão para que todas as pessoas possam comparecer, me reservo no direito de cancelar o show.”
Vale lembrar que a medida anteriormente criticada pelo músico é considerada importante para evitar a disseminação do vírus, que ainda pode infectar imunizados, além de impedir a criação de variantes mais poderosas. É bom saber que, aparentemente, ele reconsiderou a decisão não só para essa performance, como, também, para outras apresentações – ele tocará nesta terça (21) na Bridgestone Arena, em Nashville, onde também será exigido o comprovante de vacinação.
Confira, a seguir, alguns vídeos do show de Eric Clapton em Nova Orleans.
“I Shot the Sheriff”
“Cocaine”
“Got to Get Better in a Little While”
“Layla”
Eric Clapton e o negacionismo
Desde o início da pandemia, Eric Clapton tem se posicionado contra o lockdown e outras medidas de segurança no combate à Covid-19. O guitarrista chegou a gravar uma música com Van Morrison que encoraja o desrespeito às normas e suas opiniões ficaram ainda mais radicais quando ele sofreu reações ao receber o imunizante da AstraZeneca. Ele também compartilhou informações falsas sobre a vacinação.
Em meio a tudo isso, o músico confessou que tem sido deixado de lado por amigos e familiares devido a seu posicionamento. Falando ao canal Oracle Films, no YouTube, o guitarrista comentou que se sente relegado a um ostracismo por “pensar diferente” – o que o fez pensar em mudar de país para recomeçar a vida.
“Tentei entrar em contato com colegas músicos. Não ouço mais falar deles. Meu telefone não toca muito. Não recebo mais tantos textos e e-mails, é bem notório. Pensei seriamente sobre sair da Inglaterra com minha família. Vamos viver em outro lugar, começar em outro lugar.”