Adele é acusada de plágio por compositor de “Mulheres”, de Martinho da Vila

Toninho Geraes entrará na justiça contra a cantora, que teria plagiado o clássico do samba em "Million Years Ago"

A cantora Adele será processada formalmente, sob acusação de plágio, pelo compositor Toninho Geraes. Autor do hit “Mulheres”, gravado pelo sambista Martinho da Vila no álbum “Tá Delícia, Tá Gostoso” (1995), o brasileiro acusa a artista britânica e o produtor Greg Kurstin de terem plagiado sua obra mais famosa em “Million Years Ago”, faixa do álbum “25” (2015).

Geraes e seu advogado já enviaram notificações extrajudiciais à cantora, ao produtor, ao selo XL Recordings/Beggars Group e à gravadora Sony Music. Até agora, do lado da britânica, ninguém se pronunciou oficialmente – apenas a representação brasileira da Sony, que afirma que o assunto será analisado no Reino Unido.

- Advertisement -

Nos documentos, obtidos pela revista Veja, o brasileiro alega que as notas da introdução de “Mulheres” seriam repetidas em vários momentos da música de Adele. A avaliação feita por Toninho Geraes aponta que 88 compassos, quase 90% da canção completa, teria sido reproduzida em “Million Years Ago”.

Leia também:  Eclipse solar faz Soundgarden volta a parada nos EUA com “Black Hole Sun”

À Veja, Geraes se limitou a dizer:

“Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada.”

Compare as duas canções a seguir.

Martinho da Vila – “Mulheres”

Adele – “Million Years Ago”

Acusações de plágio são mais comuns do que se imagina, mas há uma coincidência neste caso. A mesma música de Adele já foi comparada com outras duas composições: uma lançada pelo turco Ahmet Kaya, chamada “Acilara Tutunmak”, e “Hay Amores”, gravada por Shakira em 2007.

Caso essas alegações também sejam provadas, similaridades com outras faixas podem ter sido descobertas. E mal dá para saber quem teria copiado quem, já que a composição de Kaya, lançada em 1985, é mais antiga que todas as outras.

Leia também:  Kiko Loureiro anuncia venda de equipamentos usados no Megadeth

Para ilustrar ainda mais a semelhança entre as músicas de Adele e Martinho da Vila, foi feito um mashup que coloca o sambista em dueto com a cantora britânica. E não é que combina? Ouça a seguir.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasAdele é acusada de plágio por compositor de "Mulheres", de Martinho da...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades