Måneskin: conheça a banda italiana de rock que está bombando no TikTok

Formado em 2015, grupo ganhou fama após vencer o Eurovision em 2021, com repertório de covers e músicas próprias

Se você acompanha o noticiário musical em 2021, é bem difícil que tenha passado batido pelos italianos do Måneskin.

Vencedores do concurso Eurovision desse ano, bem como de outras premiações, a banda de rock está bombando na internet de modo geral, tanto no streaming como em aplicativos como o TikTok. A sonoridade está longe de ser algo que vá mudar o mundo, mas parece ter caído no gosto do público.

- Advertisement -

Formado em 2015, em Roma, o Måneskin (termo dinamarquês para “luar”) é formado pelo vocalista Damiano David, o guitarrista Thomas Raggi, a baixista Victoria De Angelis e o baterista Ethan Torchio. O repertório aposta em um hard rock bem direto, com covers de clássicos do rock e do pop, além de músicas autorais, que já renderam dois álbuns e um EP.

O grupo começou a chamar a atenção em 2017, quando ficou em segundo lugar na versão italiana do reality show musical “X Factor”. No fim do mesmo ano, eles assinaram contrato com a gravadora Sony Music e lançaram um EP intitulado “Chosen”.

O álbum de estreia, “Il Ballo della Vita”, chegaria em 2018. Porém, só em 2021 a banda cairia no gosto do público, vencendo concursos e ganhando fama na internet.

Leia também:  A surpreendente melhor música dos Beatles na opinião de Paul McCartney

Do Eurovision ao TikTok

Em 2021, o Måneskin lançou o seu segundo álbum, “Teatro d’ira: Vol. I”. Com ele, enfim, veio o sucesso. O grupo venceu em casa o Festival da Canção de Sanremo, prêmio que até mesmo Roberto Carlos já recebeu, cantando em italiano.

Eles também foram escolhidos para representar a Itália no Eurovision, tradicional premiação do velho continente que já teve nomes como ABBA e os hard rockers finlandeses do Lordi entre seus vencedores.

Concorrendo com a música “Zitti e Buoni”, que fala da noite romana, a banda caiu nas graças do público conquistou o prêmio do Eurovision graças ao voto popular, mas não sem um pouco de polêmica. O vocalista Damiano David teve que ser submetido a uma espécie de teste “antidoping” para receber o troféu, tendo que provar que não estava sob efeito de drogas.

A partir daí, os italianos se tornariam um fenômeno, alcançando recentemente o primeiro lugar no Spotify, superando até mesmo Olivia Rodrigo, que está em alta com seu disco “Sour”.

As polêmicas continuariam, com postagens nas redes sociais e um beijo entre Damiano e o guitarrista Thomas Raggi em plena TV da Polônia, país que costuma ter restrições em relação aos direitos da comunidade LGBTQIA+. Nada disso, porém, foi o suficiente para abalar a popularidade do Måneskin.

Leia também:  A curiosa razão pela qual Ace Frehley só cantava deitado

Nas redes sociais, a popularidade da banda segue cada vez maior. A música “Beggin’”, cover do The Four Seasons com o qual a banda se apresentou no “X Factor” em 2017, tornou-se uma febre do TikTok.

A faixa virou trilha sonora para uma infinidade de vídeos divertidos feitos pelos usuários, que aproveitam o refrão para impactar os espectadores. Veja alguns exemplos:

Salvação do rock?

Como era de se esperar, o Måneskin já foi rotulado por vários fãs e até veículos de imprensa como “salvador do rock”. Os italianos são frequentemente comparados a outros fenômenos recentes, como o Greta Van Fleet, ou até mesmo ao The Darkness, pelo visual andrógeno e essencialmente glam.

A sonoridade, por outro lado, parece apontar em outra direção. Os vocais roucos de Damiano David são complementados por um instrumental bem mais simples e direto, com forte direcionamento pop – e menos peso.

Passada a festa do Eurovision e a explosão de popularidade, o mundo espera para ver qual será o próximo passo do Måneskin. Que sigam acertando.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesMåneskin: conheça a banda italiana de rock que está bombando no TikTok
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades