John Mayer lança o álbum “Sob Rock”, influenciado pela música dos anos 1980

Guitarrista se esforçou para não emular o som dos anos 80, embora tenha se inspirado na década

Quatro anos depois de seu último álbum “The Search for Everything”, John Mayer está lançando um novo trabalho, intitulado “Sob Rock”. O disco chega a público, nesta sexta-feira (16), pela gravadora Columbia Records.

A sonoridade buscada pelo guitarrista por aqui definitivamente está nos anos 1980, mas não da forma que se poderia esperar. Mayer quis utilizar aspectos da época que normalmente não são lembrados, sem soar necessariamente “vintage”.

- Advertisement -

Ouça “Sob Rock” a seguir, via Spotify, ou em outras plataformas.

Em entrevista ao Blackbird Spyplane, o artista explicou que, em seu novo álbum, que evitou ao máximo reproduzir o que normalmente se ouve quando alguém fala em “sonoridade dos anos 1980”. Após algumas tentativas e erros, ele conseguiu criar algo que, em sua opinião, soa novo, embora beba da fonte daquela década tão cultuada na música e na cultura em geral.

“Eu comecei dizendo: ok, vamos totalmente como o Def Leppard em ‘Hysteria’ nisso. Eu fazia isso e achava o máximo. Depois, ouvia de novo e dizia que era uma porcaria para mim mesmo.”

De acordo com John Mayer, o segredo de “Sob Rock” está em uma “corda bamba”, que é o equilíbrio perfeito entre trazer influências da década de 1980, mas sem tentar emular aquele tipo de som. Para ele, isso deve ser feito de forma sutil – caso contrário, vai acabar não dando certo com o público.

“Sim, é divertido ouvir uma guitarra Jackson com chorus no mesmo amplificador que eles usavam lá atrás. Mas eu tive que encontrar essa corda bamba genética, onde se tem muito DNA retrô, duas coisas acontecem: eu perco interesse e não acredito mais naquilo. Você precisa realmente só de 8% para fazer as pessoas entenderem a visão. Qualquer coisa acima de 8% e as pessoas dizem: ‘entendi, próxima’.”

O álbum está na playlist de lançamentos do site, atualizada semanalmente. Siga e dê o play:

Leia também:  14 bandas que você nunca ouviu falar, mas que lançaram boas músicas hoje (19/04)

John Mayer – “Sob Rock”

  1. Last Train Home
  2. Shouldn’t Matter but It Does
  3. New Light
  4. Why You No Love Me
  5. Wild Blue
  6. Shot in the Dark
  7. I Guess I Just Feel Like
  8. Til the Right One Comes
  9. Carry Me Away
  10. All I Want Is to Be With You
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentosJohn Mayer lança o álbum "Sob Rock", influenciado pela música dos anos...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades