Livro “Quando o Som Bate no Peito” reúne resenhas e fotos de shows icônicos no Brasil

Há registros de apresentações de Bob Dylan, Paul McCartney, Rolling Stones, The Who, Roger Waters, Eric Clapton, Buddy Guy, Deep Purple, Black Sabbath, entre outros

O escritor Márcio Grings lançou uma coletânea de resenhas sobre apresentações que presenciou no sul do Brasil nos últimos 23 anos. “Quando o Som Bate no Peito”, lançado no último dia 8 de junho, traz 34 relatos cobrindo performances internacionais de nomes como Bob Dylan, Paul McCartney, Rolling Stones, The Who, Roger Waters, Eric Clapton, Buddy Guy, Deep Purple, Black Sabbath, entre outros.

Aproveitando-se no título de uma expressão usada para descrever a experiência sinestésica de assistir a uma banda ou músico in loco, a obra vem acompanhada de 130 fotos desses shows, destacadas em um álbum colorido, feitas por 18 fotógrafos profissionais, alguns com passagens por veículos como GZH e Rádio Itapema. O trabalho pode ser adquirido em seu site oficial.

- Advertisement -

Em nota, Márcio Grings comenta:

“’Quando o Som Bate no Peito’ resgata diversas sensações de como presenciar um espetáculo musical ao vivo é uma experiência transformadora. Não há DVD, Blu-ray ou smartphone que consiga parear a sensação de estarmos no olho do furacão, entre o público, no centro dos acontecimentos, na ‘primeira fileira’ de um show. Se você está num pub, num teatro, casa de espetáculos, estádio, ao ar livre ou nos bastidores — quando o som bate no peito do espectador, do repórter, do fotógrafo —, essa fonte da juventude nos conecta à energia do êxtase, o merecido prêmio por escolhermos a música como um elemento significante de nossas vidas.”

O nono livro na carreira do músico, escritor e produtor cultural traz narrativas que não se restringem a listar repertório. A ideia é destacar impressões pessoais sobre cada imersão sonora em meio ao público. Além disso, a obra traz informações históricas dos artistas resenhados.

Leia também:  Erik Grönwall está doente? Vocalista fala sobre saída do Skid Row

Ele complementa:

“Escrever sobre música é uma experiência transcendental. Invariavelmente, canções refletem nossas alegrias, tristezas, dilemas e aspirações. A música possui o poder de traduzir o intraduzível. Olho para trás e percebo o óbvio — meus dias e noites foram tomados por LPs, CDs, fitas cassete, vídeos, revistas, livros, ensaios, estúdios de rádio, lojas de discos, downloads, gravações e inúmeras viagens que me conduziram até à frente de um palco. A experiência musical ainda é uma das maiores epifanias da minha vida, é definidora de individualidades e do homem que sou.”

“Quando o Som Bate no Peito” é um lançamento da Memorabilia Store, contendo 224 páginas e cerca de 140 fotos no total — sendo 71 coloridas encartadas em um libreto de 40 páginas em papel couchê. As imagens foram clicadas por 18 fotógrafos profissionais e acostumados com a correria para tentar captar bons momentos dos músicos em ação: Adriana Franciosi, Ana Bittencourt, Camila Gonçalves, Carlos Macedo, Cris Santoro, Ericson Friedrich, Fabiano Dallmeyer (in memoriam), Fábio Codevilla, Fábio Mattos, Gika Oliva, Isadora Neumann, Juliana Pozzatii, Lauro Alves, Pablito Diego, Rafael Cony, Ton Müller, Yuri Weber e Zé Carlos de Andrade.

Leia também:  O único álbum do Black Sabbath remixado por Iommi para box da era Tony Martin

“Quando o Som Bate no Peito”

  • 34 resenhas de shows de rock, blues, folk e pop — performances internacionais de Bob Dylan, Paul McCartney, The Rolling Stones, The Who, Black Sabbath, Deep Purple, Eric Clapton, Buddy Guy, Elton John, Roger Waters, David Gilmour, Robert Plant, Jethro Tull, Aerosmith, Jack White, ZZ Top, Queen+Adam Lambert, The Pretenders, The Cult, Whitesnake, Roger Hodgson, James Taylor, Joan Baez, Mr Big, Nazareth, Willie ‘Big Eyes’ Smith, Blackberry Smoke, Saxon, Glenn Hughes, Steve Hackett, Wee Willie Walker, John Mayer e Birdlegg;
  • 224 páginas no tamanho 16x23cm e capa cartão com orelhas;
  • Mais de 130 imagens, incluindo um libreto de 40 páginas coloridas em papel couchê de alta gramatura com 71 registros de 18 fotógrafos profissionais;
  • Incluso um marcador temático para acompanhar sua leitura.

** Foto da matéria: Pablito Diego / divulgação

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasLivro "Quando o Som Bate no Peito" reúne resenhas e fotos de...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades