Gravação de ensaio mostra como era ‘Heaven and Hell’, do Black Sabbath, em 1979

Uma gravação de um ensaio do Black Sabbath divulgada pelo espólio de Geoff Nicholls, músico falecido em 2017, mostra como era a faixa 'Heaven and Hell' ainda em 1979. A canção foi lançada no álbum de mesmo título um ano depois, em 1980.

Uma gravação de um ensaio do Black Sabbath divulgada pelo espólio de Geoff Nicholls, músico falecido em 2017, mostra como era a faixa ‘Heaven and Hell’ ainda em 1979. A canção foi lançada no álbum de mesmo título um ano depois, em 1980.

Na época, Geoff Nicholls era o baixista do Black Sabbath. O titular da função, Geezer Butler, afastou-se da função por razões pessoais, relacionadas especialmente ao divórcio de sua então esposa. Hoje, a saída é definida como temporária, mas na época tudo indica que ele não pretendia voltar.

- Advertisement -
Geoff Nicholls e Tony Iommi, em 1986 (foto: divulgação)

Além de Nicholls, havia outro integrante no Black Sabbath: o vocalista Ronnie James Dio, na vaga deixada por Ozzy Osbourne. O guitarrista Tony Iommi e o baterista Bill Ward completavam o grupo.

Com o retorno de Geezer Butler, que gravou o álbum ‘Heaven and Hell’, Geoff Nicholls seguiu como membro não-oficial do Sabbath, tocando os teclados. Ficou na banda até 2004 e também se envolveu com o Heaven & Hell, projeto que reunia Iommi, Butler, Dio e o baterista Vinny Appice – a formação que gravou os álbuns ‘Mob Rules’ (1981) e ‘Dehumanizer’ (1992).

Leia também:  Bring Me the Horizon polemiza com flyer que sugere matar Jesus de novo “se ele voltar”

Apesar disso, Nicholls é o responsável por boa parte das linhas de baixo do disco, incluindo a da faixa retratada na gravação do ensaio. Ouça a seguir.

https://www.youtube.com/watch?v=uAk4Z3sX0F4

Em nota, o enteado de Geoff Nicholls e responsável por seu espólio, Gary Rees, comenta:

“Recentemente, encontrei esta fita cassete Sony C-90 entre as milhares no arquivo de Geoff Nicholls. No cartão embutido está escrito ‘ON & ON HEAVEN & HELL VERSÃO ORIGINAL GEOFF NO BAIXO’. Dentro da caixa do cassete, estava um Maxell UD 90. No lado A, novamente em caneta esferográfica azul, está escrito ‘LADY EVIL (riscado) BLUES + SLAPBACK’. O lado B está escrito ‘ON + ON HEAVEN HELL ORIGINAL GEOFF NO BAIXO’.

Em nenhum lugar diz que é o Black Sabbath na fita cassete. No final da gravação, você pode ouvir uma conversa que me soa como Geoff falando e rindo. Publiquei a gravação mais completa e mais próxima da versão do álbum. Esta gravação, creio eu, é de julho de 1979 e foi feita em sua casa alugada em Bel Air, Califórnia. ‘On and On Heaven and Hell’ pode ter sido o título de trabalho da faixa.”

Embora o Black Sabbath tenha anunciado recentemente um relançamento em versão luxuosa de ‘Heaven and Hell’ e ‘Mob Rules’, a gravação divulgada pelo espólio de Geoff Nicholls não faz parte do material, que chega a público no dia 5 de março.

Leia também:  Mötley Crüe anuncia “Dogs of War”, primeira música inédita com John 5
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasGravação de ensaio mostra como era 'Heaven and Hell', do Black Sabbath,...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades