Lockdown: banda de João Gordo e Antonio Araújo lança a música ‘Archangel’

O Lockdown, banda formada pelo vocalista João Gordo (Ratos de Porão) e o guitarrista Antonio Araújo (Korzus e Matanza Ritual), lançou sua primeira música. A faixa, intitulada 'Archangel', chega a público com um videoclipe, dirigido por Raul Machado.

O Lockdown, banda formada pelo vocalista João Gordo (Ratos de Porão) e o guitarrista Antonio Araújo (Korzus e Matanza Ritual), lançou sua primeira música. A faixa, intitulada ‘Archangel’, chega a público com um videoclipe, dirigido por Raul Machado.

Em nota, João Gordo comentou que o resultado final do videoclipe ficou “chocante”.

“O vídeo é do Raul Machado, que fez 80% dos clipes que se viu na MTV nos anos 90, desde Planet Hemp, Raimundos, Chico Science & Nação Zumbi a Sepultura e Ratos de Porão. Considerando que aparecemos na quarentena, inicialmente como um passatempo, e tendo cada um filmado em seu canto, o resultado ficou muito bom! Transmite o peso e a fúria da banda e casou com o projeto de quarentena dele.”

- Advertisement -

‘Archangel’ faz parte do EP ‘Unholy Ceremony Heretic’, que será lançado no próximo dia 5 de fevereiro pela Blood Blast, subsidiária digital da gravadora alemã Nuclear Blast. Assista ao clipe a seguir:

Durante esta pandemia, João Gordo e Antonio Araújo decidiram colocar em prática um antigo desejo de fazer um projeto musical juntos. Assim nasceu o Lockdown, banda de death/thrash metal completado por Rafael Yamada (baixo, Claustrofobia e ex-Project 46) e o baterista Bruno Santin (Endrah).

Em material de divulgação, Antonio Araújo explica:

“A inspiração do nome do grupo é uma alusão ao ‘trancafiamento’ compulsório que o vírus gerou em nossas vidas, trazendo desafios, preocupações, depressão, incerteza e também, no lado bom, uma explosão de criatividade.”

A arte gráfica dos singles, do EP e o logotipo da banda foram criados pelo renomado artista Alcides Burn (Burn Artworks). O material terá diversos lançamentos físicos no Brasil e em outros países. “No Brasil, o selo All Music Matters irá lançar o EP em vinil 12″ one side e em CD”, concluiu o guitarrista.

Leia também:  Mötley Crüe lança “Dogs of War”, primeira música inédita com John 5

Temática do Lockdown

A temática antirreligião, próxima do black metal, vai guiar as produções do Lockdown. Antonio Araújo, compositor de todo o material, contou que Arcanjo Helel é um dos nomes de Lúcifer.

“Essa música tem um pé no thrash metal, mas revela o tipo de death metal que o Lockdown faz. Possivelmente, é a mais forte do material, trazendo um refrão marcante e ritmo intenso, que ditam as características do grupo de entregar composições violentas, diretas e rápidas.”

Letras em inglês

Além da união de músicos conhecidos, o Lockdown traz João Gordo cantando de forma mais brutal do que nunca. Porém, a surpresa é voltar a vê-lo cantando em inglês, algo que não fazia desde 1993 com ‘Just Another Crime in… Massacreland’, lançado pelo Ratos de Porão.

João Gordo explica, em material de divulgação:

“Eu não gravo em inglês porque, especialmente com relação à credibilidade, além de não dominar a gramática do idioma, tenho que fazer letras confiáveis. O recado do Ratos de Porão é melhor dado em português, pelas músicas serem bastante particulares e com coisas do nosso país. Não gravo um disco completo em inglês desde ‘Massacreland’. Até gravei outros sons em inglês na época do ‘Feijoada Acidente’, mas eram covers. Quando Antonio me convidou, as músicas e letras já estavam prontas. Achei que seria difícil, mas, quando comecei a cantar, funcionou. Até com sotaque mais ou menos e pronúncia aceitável”.

Gordo revelou que, além de quatro músicas em inglês, o repertório do EP conta com uma faixa em português, intitulada ‘Desprezo’.

“Fiquei feliz porque nunca tinha feito death metal na vida. No começo, fiquei puto com o Antonio porque, como sou do punk, as coisas que faço saem tudo meio quadradinho e sou condicionado àquela métrica e tempo. Só que as músicas do Lockdown são todas com uns tempos meio doidos, 7 por 5, que não são naturais para mim. Por isso, pastei um pouco para encaixar, mas o efeito da junção minha com Antonio, Rafael do Claustrofobia e Bruno do Endrah deu um bagulho muito bruto, muito death metal”, afirmou.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentosLockdown: banda de João Gordo e Antonio Araújo lança a música 'Archangel'
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades